

Esse papo já é velho, principalmente agora que a nova geração está chegando e o mercado não se rendeu a mídia digital como sua principal forma de comércio. Mas as afirmações que David Darling (hummmm), fundador da Codemaster fez durante esta semana, dizendo que a escolha da Microsoft e Sony levarão a Apple e Google a ocupar o lugar delas, foi no mínimo interessante.
“É interessante ver como o mercado deu um salto pra trás, junto com a Microsoft. Eu não acho que a decisão da Microsoft foi correta. Eles não foram fortes o bastante,” disse Darling (hummmmm) para o site Gameindustry.
“Eu não acho que deveria haver um drive de mídia física (blu ray) no Xbox One, pois é como ter um cadáver algemado à você. O Xbox One estará arrastando este corpo morto com ele, e isso vai atrasá-lo. Eles deixaram o mercado puxar eles para trás, e eu acho que isto foi um grande erro.”
O “erro” que Darling (hummmm… Ok, essa piada já deu) menciona, é fazer da mídia física a forma predominante de ditar o mercado, o que acaba mantendo os games caros, e reduzindo as chances da Microsoft se manter relevante perante a Apple e Google.
“Eles deram a Apple e ao Google uma chance de chegar até a sala de sua casa. Eles chegarão com novas máquinas e tomarão conta do mercado,” ele disse.
“A Apple já anunciou um controle direcionado à jogos, portanto eles já possuem desenvolvedores pensando em como gerar jogos para este controle. Se eles lançarem uma nova máquina com um novo App Store, eles terão uma máquina que poderá roubar facilmente o mercado da Sony ou da Microsoft.
Há alguns anos, as pessoas diziam que o iPhone não era um perigo para os portáteis tradicionais, mas a Apple pegou uma parcela do que daquele público que comprava os vídeo games portáteis para games mais rápidos, que antes era do 3DS ou Vita por exemplo. A mesma coisa pode acontecer com o mercado tradicional de consoles.”
Darling (há! Sem piada!) ainda continuou dizendo que a Apple e o Google são inimigos perigosos, pois eles inovam e se movimentam muito rapidamente.
“Existe muito potencial em o que estas duas empresas podem fazer em nossas salas com a tecnologia. O preço dos consoles tende a cair no momento em que eles não conseguirem competir a Apple e Google.”
Para Darling, o tempo da mídia física acabou, e está na hora dela realmente sumir do mercado.
“A indústria com certeza irá para esta direção, e acho que acontecerá muito rápido. É como girar uma moeda, pois chegará uma hora em que o mercado vai apenas mudar. Vai mudar por exemplo, em seis meses, e todos irão se perguntar porque esta mudança não aconteceu antes. Não há sentido em distribuir games em mídia física, já que existe a internet.”
Darling não é o único a criticar a mídia física. Patrice Désilets, criador de Assassin’s Creed e atual pedra no sapato da Ubisoft (ele processa a empresa sempre que pode) também já falou que a mídia física atrasa o mercado dos games, e acho que de tanto ouvir essa conversa, estou me convencendo disto. Apesar que o próprio Steam já provou isso, ao menos para mim. E para vocês?