Advertisement
Categorias: TodasXbox

Cientistas da Microsoft criam objetos 3D na tela que podem ser tocados

Publicado por
Advertisement

Não é brincadeira não rapaz. Uma equipe de pesquisadores da Natural Interaction Research, financiados pela Microsoft, afirma ter desenvolvido uma tecnologia de “touch 3D” potencialmente revolucionário, permitindo que os usuários sintam superfície dos objetos exibidos na tela. Os cientistas dizem ter criado um monitor 3D multi-touch especial, com visão stereo (algo como os Oculus Rift), capaz de transmitir estas sensações.

Em uma tentativa de transmitir a sensação de diversos materiais, diferentes objetos na tela foram atribuídos com forças de force-feedback relativos a cada um deles. De acordo com resultados da Microsoft um bloco de pedra na tela “parece mais duro ao toque e exige mais força para empurrar, enquanto que algo feito de esponja é macia e fácil de empurrar.

Os resultados foram tão bem sucedidos, dizem os pesquisadores, que com os olhos vendados cobaias foram capazes de determinar o que eles estavam tocando apenas através da sensação dedo.

“Eles não podiam ver nada, e as formas eram simples objetos”, diz o pesquisador Mike Sinclair.

Sabíamos de antemão que objetos complicados não iriam funcionar, mas alguns dos objetos eram razoavelmente complicados de se entender. Uma pirâmide, uma cunha, um cilindro e outros por exemplo. Eu diria que estes resultados foram a maior e mais agradável surpresa do projeto.” – Mike Sinclair

Embora a aplicação desta tecnologia no mundo real possa parecer anos distante de nosso tempo, a implementação de sentidos ao toque poderia oferecer aos games novas e ousadas ideias. Atualmente, os jogos trabalham com dois sentidos: visão e som. Apesar do force feedback (vibração) que existe nos controles estar em evolução, a detecção de superfície pode ser considerada o maior dos avanços, principalmente no campo que aposta no 3D.

Enquanto o controle do PS4 acrescentou um touch pad frontal, parecido com o que existe na parte traseira do Vita, o controle do Xbox One usa “impulse triggers“, o que significa que a propagação da vibração em todo o joystick corresponde com as ações na tela.

Agora imagine se esta tecnologia chega aos desenvolvedores de Sexy Beach por exemplo. Imagine a quantidade de resíduos esses monitores terão que suportar hein? Apesar de promissora, esta tecnologia precisa ser resistente, se é que você me entende.

Comentem meus amigos, nós precisamos do seu retorno!

Advertisement
Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement