O excelente line-up de games que serão lançados ainda este ano e no ano de 2014 por parte da EA, como sempre, chama muito a atenção dos jogadores, mas olhando mais a fundo estes jogos podem ser a segunda melhor coisa para a EA neste momento.
A verdade é que a grande decisão da empresa e que pode colocá-la novamente em grande evidência entre as outras produtoras, como a alguns anos atrás, chamam-se Frostbite3 e IGNITE. As duas engines, desenvolvidas cada uma para tipos de jogos específicos, vão poupar milhões de dólares dos bolsos da EA e muitas horas de trabalho, já que todos os esforços estarão voltados para os games, e não mais irão perder tempo tentando criar novas engines. Agora a EA possui uma equipe somente para isto, enquanto as desenvolvedoras de games como a Dice, Bioware e Criterion apenas se preocupam em utilizar suas vantagens.
Battlefield 4 foca na realidade que os olhos podem trazer para os personagens.
O resultado nós podemos perceber através das imagens, vídeos e informações que vão surgindo. FIFA 14 possuirá uma física mais apurada e um nível de realismo nunca visto na série, justamente por causa da engine IGNITE. E isto se estenderá até os novos NBAs, Madden e qualquer game de esporte que a EA venha a produzir.
A Frostbite, que chega até sua terceira versão, mas com cara de engine nova, abrigará games como Battlefield 4, seu maior garoto propaganda, Need For Speed Rivals, Mirrors Edge 2 e muitos outros. A segunda versão desta engine já fez milagres no próprio PS3 e Xbox 360, com visuais incríveis em Battlefield 3 e na série Medal of Honor. Estas duas ferramentas não foram produzidas ao acaso, é uma real evidência de que a EA se preparou e planejou seus negócios, e não esqueceu da qualidade de seus jogos, tanto que Battlefield 4 possui um visual muito mais detalhado do que Call of Duty: Ghosts por exemplo, seu maior rival. Mas existem outras questões que devemos ficar de olho, e que formam a qualidade do game em geral. Mas isto apenas quando chegar a hora do lançamento.
A engine IGNITE será usada em games de esportes em geral, como NBA Live 14.
E se há uma coisa que aprendemos na faculdade (esta é para os programadores de plantão) é que códigos devem ser reaproveitados e porque não, compartilhados. A EA está fazendo a lição de casa de maneira impecável!
A EA pode não ser a muitos anos a produtora preferida de muita gente, mas não há como negar que ao menos na parte técnica seus próximos produtos estão ficando impecáveis, com gráficos absurdos e muita física realista, como pode ser visto no vídeo abaixo. E não podemos negar que compartilhar as engines entre seus diversos estúdios foi uma ideia fantástica e pode trazer a EA novamente ao topo e aos holofotes.
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.