

O criador de Bioshock, Ken Levine é muito respeitado na indústria dos games, pois além de muito competente no que faz, ele tem uma ótima visão de negócios. Mas um fato o irritou nas últimas semanas e ele resolveu falar ao site Eurogamer o quanto a pressão que os desenvolvedores sofrem de alguns fãs, pode acabar com a qualidade de alguns títulos.
“Digamos que alguém além de mim sofra uma pressão acima do normal para lançar um DLC. Eu poderia dizer ‘foda-se, vamos cortar metade do game para lançar logo em seguida como um conteúdo adicional,’ disse Levine.
“Estou acostumado a pressão, mas devem existir desenvolvedores que não são como eu, que não possuem experiência no assunto, que vão se render a pressão e lançar algo que não é legal justamente por não saberem lidar com a pressão.” – Ken Levine.
Levine está se referindo a pressão sofrida pelo Diretor de Call of Duty Black Ops II, David Vonderhaar, depois de lançar um novo patch para o game, que calibrava algumas armas. Vonderhaar chegou a sofrer ameaças de morte pelo twitter, de fãs que se diziam lesados com o novo patch.
“O que eu mais me preocupo é o quanto isto pode afetar os games. Como um jogador, vejo games sendo lançados, e sempre espero que sejam bons, e se eu gostar eu jogo, se eu não gostar, não jogo, e acho que tentar influenciar a produção do game pode ser contra produtivo, já que você estará entrando em um campo estranho, como jogador, sendo que o desenvolvedor é quem tem as ideias. Mas para mim, esta pressão é apenas uma parte do trabalho, que eu não acho que ajude ou agregue à produção do jogo.” – Ken Levine.
Levine ainda se referiu ao fato de Phil Fish ter deixado a indústria, dizendo que se ele sentiu esta necessidade por não aguentar mais as besteiras que ele estava ouvindo dos fãs e da imprensa, ele tinha total direito de fazer o que bem entendesse com a vida dele.
Esta pressão que Levine se refere é algo que está tomando conta da indústria, pois os jogadores fanáticos acabam deixando de lado a razão e fazendo da opinião deles o fator mais importante na hora de dizer o que acha de determinada obra. Os games são para diversão, e não para se tornarem algo mais importante que nossas vidas. O meio termo sempre precisa existir. Comente, vamos discutir o assunto!