
Tom Clancy, autor de thrillers de espionagem e best-sellers, morreu hoje aos 66 anos, confirmou sua editora . Clancy faleceu em um hospital em Baltimore perto de sua casa em Maryland, Estados Unidos.
Clancy é mais conhecido por criar o personagem Jack Ryan, que apareceu em livros como A Caçada ao Outubro Vermelho, Jogos Patrióticos e A Soma de Todos os Medos, os quais foram transformados em filmes de grande sucesso. Para os jogadores, no entanto, o legado de Clancy não é menos impressionante. Um dos primeiros autores a perceber o potencial dos jogos como um meio, Tom licenciou uma versão do The Hunt for Red October para o console Commodore, em 1987 , apenas três anos após a primeira publicação do romance e três anos antes do filme de sucesso. Ele finalmente fez a sua ligação com o jogo oficial pelo co-fundador da desenvolvedora Red Storm, em 1996.
E a Red Storm foi essencial para trazer as histórias tecnicamente detalhadas de Clancy para o reino interativo, primeiro com o shooter tático Rainbow Six e, posteriormente, com títulos como Ghost Recon, Splinter Cell, HAWX e EndWar – “Só ISSO” .
A Red Storm foi comprada pela Ubisoft em 2000, com o nome de Tom tornando-se sinônimo de crescimento da editora para o status AAA . Ao todo, cinqüenta jogos levaram o nome dele, e enquanto não está claro o quanto Clancy teve influencia direta para os títulos posteriores, todos eles claramente resultaram de sua visão e inteligência militar obscura e das respostas americanos de alta tecnologia para as ameaças globais. É uma visão de mundo que não só influenciou os jogos que levavam o seu nome, mas também a tendência inteira para shooters militares modernos.
A Ubisoft lançou a seguinte declaração: “Estamos tristes ao saber da morte de Tom e as nossas condolências vão para sua família. Tom Clancy foi um autor extraordinário com um dom único para a criação, redigindo histórias fictícias que cativaram audiências em todo o mundo. A equipe da Ubisoft, especialmente no estúdio Red Storm, são incrivelmente gratos por terem sua colaboração e aprendizado, e com humildade vamos continuar parte de seu legado através de nossas propriedades que levam seu nome.“
A última contribuição que leva o nome de Tom Clancy é The Division e está previsto para PC e consoles de próxima geração em 2014.
Infelizmente morre um dos, ou talvez o maior, contribuidor de histórias fantásticas para os games e entretenimento no geral. Acredito que todo gamer que se preza já jogou algo que leva o nome de Tom Clancy. Lembro da primeira vez que joguei Splinter Cell, e quão maravilhado fiquei. Os enredos que esse cara criou, a inteligência com que detalhava suas histórias, e a veracidade e paixão que continha em cada palavra que escrevia são muito difíceis de encontrar nesse mundo comercial movido pelo dinheiro. É com grande pesar que nós do Combo Infinito damos nosso ADEUS ao cara que deu vida a 50 títulos de extrema importância, e também agradecer por toda sua contribuição concedida aos games. Descanse em paz Tom Clancy – RIP.