PS5 com retrocompatibilidade? É o que todos querem!
PS5, ou Playstation 5, será o novo console da Sony que entrará no mercado daqui alguns anos. O atual, Playstation 4, ainda tem muita lenha para queimar e muito jogo bom para sair. Porém, uma das grandes reclamações dos usuários, donos do console, é a falta de serviços bons que a concorrência tem.
A Microsoft está forte nesse quesito, o qual tem a retrocompatibilidade, Game Pass e Live Gold. Os fãs da companhia japonesa cobram algumas dessas iniciativas, principalmente a retro. Para quem não está por dentro, com a retrocompatibilidade, os games que você possui, do console anterior (360 e Xbox), podem ser jogados em sua nova plataforma, alguns até com melhorias. A estratégia da Sony foi adotar algumas remasterizações, mas ainda assim, cabia a retro.
Ao que tudo indica, isso está sendo estudado para entrar no novo Playstation. A Sony registrou uma nova patente que parece sugerir suporte à retrocompatibilidade do PS5. Isso indica ter a capacidade de jogar nossos jogos de PS4, PS3, PS2 e PS1.
A patente foi deixada em privado antes, mas atualizada em 2 de outubro de 2018.
Vale lembrar que nada disso foi confirmado e devemos tratar como rumor.
A patente intitulada “Remasterização por emulação” está registrada na Sony Interactive Entertainment America LLC, a empresa controladora da marca Playstation.
Como resumo da patente é o seguinte:
Cada ativo, como uma textura solicitada por software, como um software de jogo de computador herdado, tem um identificador exclusivo associado a ele. O identificador exclusivo pode ser renderizado impondo um hash no ativo e, em seguida, o ativo armazenado com seu identificador em uma estrutura de dados. Um artista remasteriza as texturas para apresentação em uma exibição de resolução mais alta do que a prevista no software original e as armazena na estrutura de dados com seus identificadores. O software original é então reproduzido na tela de resolução mais alta, com chamadas de ativos (como textura) sendo interceptadas, identificadas e a estrutura de dados inserida para recuperar o ativo remasterizado com um identificador correspondente. O ativo remasterizado é então inserido na apresentação do jogo.
Isso é praticamente uma descrição de uma retrocompatibilidade. Será que a Sony vai desistir de remasterizações, que é um mercado rentável, para atribuir a retro? Isso envolve estratégia de mercado, mas principalmente um pedido fervoroso dos usuários de PS4. Hoje, a base instalada e jogos vendidos é enorme, e isso pode ser uma espécie de garantia para que o Playstation 5 esteja novamente na prateleira dessas pessoas. Novamente, isso ainda não é oficial, portanto, devemos tratar apenas como rumor.
Fonte: Gearnuke