Advertisement

Sony finalmente anuncia seu óculos de realidade virtual: Project Morpheus

Publicado por
Advertisement

Enquanto o filme Lawnmower Man (O Passageiro do Futuro – 1992) popularizou uma visão do futuro em que a realidade virtual dominou a vida dos seres humanos, o alto custo dos componentes, fez a tecnologia tornar-se proibitiva e cara, até hoje.

Nesta terça, a Sony fez mais um anúncio de peso. Após o Playstation 4 e Playstation Now, agora é a vez do Project Morpheus, uma espécie de headset + óculos de realidade virtual, assim como acontece com o Oculus Rift. O equipamento irá funcionar com o Playstation 4, o mais novo console da empresa. O Project Morpheus vai “enganar” seu utilizador, fazendo-o pensar que entrou em um mundo 3D e, potencialmente, trazer sonhos da ficção científica da década de 90 para o mercado consumidor atual.

“A realidade virtual é a próxima inovação da Playstation que talvez poderá modelar o futuro dos vídeo games,” disse Shuhei Yoshida, o Presidente da Sony Computer Entertainment Worldwide Studios, na GDC 2014. “A VR (Virtual Reality – Realidade Virtual) vem sendo o sonho de muitos criadores de jogos desde o primeiro jogo para computador. Muitos de nós tem sonhado com a VR e o que isso pode representar para os games que nós criamos.”

Veja também: Jogo de terror traz uma experiência única no Oculus Rift e realidade virtual

Yoshida explicou que o que faz da realidade virtual algo único é a sensação de estar de corpo presente em um local que na verdade, não é real, mas sim virtual. “A VR vai um passo à frente, entregando ao jogador a imersão de estar ‘presente. Isto é algo que só pode ser alcançado com a realidade virtual.”

Richard Marks, um dos criadores do Project Morpheus, descreveu sua própria experiência com a tecnologia, dizendo: “Quando eu experimentei pela primeira vez, transformei todo o meu ceticismo em crença completa.”

Project Morpheus está em desenvolvimento há três anos e ainda é algo que está em forma de protótipo. A Sony não deu nenhuma ideia de quando poderá lançar ou quanto o equipamento poderá custar, o que nos leva a crer que a empresa não será a primeira empresa a comercializar este tipo de equipamentos. O Oculus Rift, que foi anunciado pela primeira vez em 2012 e com certeza serve de inspiração para o Project Morpheus, está previsto para ser lançado ainda este ano, sendo ele o mesmo tipo de tecnologia que a da Sony, totalmente compatível com o PC.

Criado por um rapaz de 21 anos, chamado Palmer Luckey, a Oculus VR – empresa que desenvolve o Oculus Rift – já levantou U$ 75 milhões de Obamas em financiamentos de risco nos últimos 12 meses e gerou uma onda de interesse na tecnologia. Yoshida ainda prestou uma homenagem ao Oculus Rift em sua apresentação. “Eu tenho um respeito enorme pelo pessoal da Oculus VR. Nós fomos altamente inspirados em nossa criação pelas reações entusiásticas de desenvolvedores e jornalistas que testaram os protótipos do Rift.”

Veja também: Criador da série Gears of War elogia Oculus Rift

Marks explicou que a influência e aplicação da realidade virtual, em breve, irá para muito além da indústria de videogames. “Permitir que as pessoas possam experimentar este tipo de tecnologia, possibilitando que ela vá para algum lugar diferente do que ela realmente está, terá um impacto sobre muitos aspectos da vida”, disse ele, explicando como a Sony está trabalhando com a NASA para permitir que os usuários experimentem o que estar em Marte usando dados e imagens reais recolhidos a partir do Mars Rover. “A VR vai ser difundida. Pode até ser usado para escolher um quarto de hotel para a sua próxima viagem, por exemplo, visitando a sua versão virtual da sala.”

A Sony dá mais um passo importante como empresa que tenta estar a frente das inovações da tecnologia. A Realidade Virtual já é real, desde que o Oculus Rift tornou-se um projeto de grande impacto. Não há mais volta, esse é o futuro dos videogames, talvez até mesmo do entretenimento. Poder ver um filme estando no cenário, olhando de onde você quiser olhar a cena, talvez seja algo estranho se você pensar agora, mas ao testar um destes equipamentos, possa vir a ser sua obsessão. A ideia de visitar um quarto também parece simplista, mas imagine o quanto isso pode trazer de conveniência ou até mesmo por curiosidade.

Se o projeto da Sony irá dar certo é outra história. Os consoles da empresa sempre funcionam, mas praticamente tudo que ela cria para rodar junto com eles, acabam ficando para escanteio. Outro ponto importante é o fato o Oculus Rift já ser uma realidade e já possuir diversos apoiadores, tanto desenvolvedores quanto consumidores. A concorrência será grande, e novamente quem ganha, somos nós!

E então leitor Combonauta, você acredita no Project Morpheus e no Rift? Você compraria algum deles?  Eu não vejo a hora de testar algum destes equipamentos. E você? Comente!

Advertisement
Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement