Nesta quinta-feira, dia 24/10/2013 aconteceu a conferência de imprensa da Sony, onde o maior foco foi o Brasil e a América Latina. Mas antes de dar qualquer detalhe a vocês preciso contar um pequeno acontecimento.
Estava eu, chegando ao “Casa Petra” em São Paulo local onde o evento ocorreu. Estacionei no local por volta das 18hrs, mais de uma hora antes do início do evento. No entanto, três pessoas diferentes me direcionaram para a sala onde o evento aconteceria. Eu fui uai.
Primeiro o cara do estacionamento, depois a moça dos aparelhos de tradução simultânea e por último um dos seguranças. Pra mim estava tudo certo. Só que não.
Haviam poucas pessoas no local, uma apresentação de The Order 1886 acontecia, logo depois Infamous Second Son e por fim Killzone Shadow Fall. Fiquei acompanhando, tirando foto, quando do nada uma moça me pergunta de onde eu era. Respondi “sou da imprensa”. Eu deveria ter dito qualquer outra coisa, tipo “tô perdido”, “perdi meus pais na multidão”, “não sei, só sei que foi assim”, “aqui é a conferência da Microsoft?”. Não, eu disse a palavra imprensa.
Ela gaguejou, quase cuspiu em mim e disse: “Você postou algo do que viu agora? Você não pode estar aqui, você precisa ir para fora agora, quem pediu pra você entrar? Você não podia ter entrado!”.
Mesmo assim, eu tirei estas fotos.
Então, olhei para o lado e ela estava falando o mesmo para a Karol Kaczorowski do Girls of War, que também recebeu cartão vermelho por estar lá antes da hora. Ao menos nos credenciamos antes de todo mundo, o que não foi o suficiente para que deixássemos de pegar a fila antes de entrar. Após algum tempo, pude entrar novamente, agora de forma oficial.
O Preço
E quem começou a conferência foi Mark Stanley, General Manager da SonyAmérica Latina. Antes mesmo que alguém perguntasse sobre o preço do PS4,Stanley já deixou claro que a Sony tem total interesse em vender o novo console por um preço competitivo, porém não falou nada concreto sobre o valor, como mudança ou tempo que o preço poderá levar para cair.
“Nós tivemos uma problema no Brasil com esse preço. Não é certo, não é justo. Nós não vamos descansar até o PS4 ser acessível para todo jogador brasileiro. Nós o queremos em sua mão e nos compromissamos em baixar esse valor.”
Ao que tudo indica, a Sony realmente não consegue baixar o preço enquanto o console não for fabricado no país. Continuo com a mesma ideia: Se for pra lançar com esse preço absurdo, que não lance agora e deixe para entrar no mercado brasileiro com o novo console apenas ano que vem, que é a previsão para a fabricação do PS4 no Brasil. Simples.
Assassin’s Creed 4 Black Flag foi demonstrado em um trailer totalmente dublado em português.
Jogos em Português
Alguns vídeos depois (com a qualidade Sony de ser) Stanley focou no mercado brasileiro, falando da localização de GTA V, que foi o primeiro a possuir esta opção no Brasil, com legendas oficiais desde seu lançamento e reforçando que todos os títulos que são first party da Sony chegarão em português, o que já vinha acontecendo com o PS3 e o Vita, que quando não são dublados possuem ao menos a legenda. Nós agradecemos!
Programa Favoritos
Stanley também afirmou que o programa “Favoritos”, lançado em Junho deste ano no Brasil, será ampliado, recebendo títulos de empresas terceiras também, pelo valor de R$ 79,00 Dilmas. Games como Super Street Fighter 4, Red Dead Redemption, Sonic Generations e Borderlands 2 ingressam no programa. Uma ótima opção para quem não adquiriu estes games anteriormente. Os novos jogos serão adicionados em Dezembro ao programa Favoritos, e em breve mais títulos serão anunciados.
Uma ótima oportunidade pra comprar jogos obrigatórios sem recorrer aos usados. Se você procurar no Mercado Livre por exemplo, um game usado não sai por menos que 60,00 Dilmas por exemplo. Sou mais um novo por 79,00.
Viviane Senna foi quem deu a notícia da parceria entre Sony e o Instituto Ayrton Senna.
Parceria com o Instituto Ayrton Senna
Para aqueles que são fãs de Fórmula 1 e ficaram tristes pelo novo jogo da Codemasters com o mesmo nome não possuir Ayrton Senna como piloto no modo clássico, e não entenderam o porquê, agora possuem a resposta. O Instituto Ayrton Senna agora possui uma parceria com a Sony a nível mundial, onde além de Ayrton Senna aparecer em Gran Turismo 6, o jogo também será vendido como um bundle, contendo 25 carros com configurações de desempenho diferenciados e 1 milhão de Obamas em crédito, usando a moeda do jogo. Parte da renda mundial do jogo será doada para o Instituto.
“O objetivo da fundação é criar oportunidades para o desenvolvimento humano, com foco em jovens crianças brasileiras, em parceria com empresas, governos, escolas e universidades, com o objetivo comum de promover e melhorar a educação. Quando os jogadores brasileiros comprarem o pacote do GT6 e o jogo do GT6, eles estarão contribuindo diretamente com o Instituto Ayrton Senna, ampliando o legado dele para apoiar uma causa maior,” disse Gracias.
Parceria sensacional, e é um orgulho ver o Ayrton Senna sendo prestigiado, tanto tempo depois de sua morte, e ainda mais por Gran Turismo. E jogamos a nova versão, em um cockpit especial para o jogo, e a sensação de realidade é muito alta. Gran Turismo 6 promete, e muito!
Finalmente, a Plus no Brasil!
PSN Plus no Brasil
Apesar de já estarmos sabendo, pois o serviço entrou no ar do nada sem nenhum aviso prévio, Anderson Gracias, Gerente Geral da divisão Playstation no Brasil anunciou de forma oficial a chegada da PSN Plus ao Brasil, custando 99,99 Dilmas no plano anual. Nada foi falado sobre quem possui a conta Americana, se ao migrar para a conta brasileira se os jogos migram junto. De todo modo, a chegada da Plus era altamente necessária já que ela é um requisito mínimo para se jogar online no PS4.
As contas adquiridas na PSN Plus servirão para os 3 consoles da empresa, o Vita, o PS3 e PS4. Ao assinar o serviço, 18 jogos já estarão à disposição, no Instant Game Collection.
Ainda não vi vantagem pra quem possui o serviço com a conta Americana ou Europeia, mas sem dúvida vale muita a pena, caso você ainda não tenha o serviço em seu PSVITA ou PS3. A Plus é algo obrigatório para quem possui um console da Sony e é ótimo ter o serviço por aqui, mais barato que a Americana, já que comprando um ano lá fora, convertendo em real, chega a custar quase 130,00 Dilmas.
Mercado e desenvolvimento no Brasil e América Latina
Como a apresentação tinha como foco a América Latina e o Brasil (óbvio, afinal estamos na BRASIL Game Show), foi anunciado que 66 desenvolvedores de 11 países estão trabalhando com a Sony, no desenvolvimento de novos games, em novas ideias. O serviço chamado de Incubadora por Stanley conta com a Petite Fabrik, estúdio brasileiro situado em Manaus. Conversamos com Gabriel Soares, Concept / Art na Petite Fabrik, que nos relatou brevemente o que sentia ao ver o nome do estúdio brasileiro com tanto destaque na conferência. “Tenho que lhe dizer que ainda estou digerindo isso. É um sonho sendo realizado,” disse Gabriel.
Apesar da conferência não ter trago a solução para o alto preço do console, ficou no ar o sentimento de que a Sony está mostrando muito respeito com nosso mercado. A localização de jogos par ao mercado brasileiro, o lançamento do console no território nacional junto com o mercado mundial, parceria com o Instituto Ayrton Senna e desenvolvedores brasileiros fazendo parte da família Playstation são fatos que devem ser comemorados. Mas claro que o preço do console sempre será pauta, mas ainda não foi desta vez que vimos o Serginho Malandro entrando em cena e dizendo que era tudo uma pegadinha. Pelo visto apenas quando console for fabricado no país poderemos ter novidades e atualizações neste preço.
E para finalizar, jogamos o Playstation 4 e alguns dos títulos mais aguardados para ele, e durante os próximos dias traremos nossas impressões sobre cada um deles e sobre o Dual Shock 4, e que tipo de experiência o PS4 pode nos trazer. Não perca e comente!
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.