

Após perder cerca de 700 mil assinantes, rumores indicam que a Blizzard pode estar pensando em mudar o formato de cobrança de World of Warcraft, colocando o game no mesmo patamar que alguns free-to-play, envolvendo microtransações dentro do próprio game no futuro. Enquanto essa notícia pode chacoalhar os solos de Azeroth, a decisão que pode parecer maluca já que WOW ainda se mantém como um dos grandes nomes do MMO, talvez seja o caminho mais sábio.
Acredita-se que WOW tenha lucrado em abril deste ano, algo em torno de 93 milhões de Obamas, o que logo de cara pode não ser ruim – e claro que não é. Entretanto, comparando com os números alcançados pela franquia em sete meses antes, que chegou a 204 milhões de Obamas, a queda que está acontecendo é grave. A base de assinaturas vem caindo gradativamente e como o modelo principal de lucros do game são as assinaturas, a Activision e a Blizzard começam a ficar de orelha em pé.
Em um mercado onde os jogadores estão cada vez mais gastando dinheiro em itens dentro do jogo, a falta deste tipo de negociação dentro de World of Warcraft começa a doer nos bolsos das duas empresas, e é fato que o modelo de negócios pode mudar em breve.
O que normalmente se vê quando um game se torna free-to-play, é um influxo de novos jogadores e um aumento de receita, e se as castas forem jogadas na mesa de forma correta, tudo pode dar muito certo. Mas para mudar completamente para este tipo de negócio, mas também pode ser muito arriscado, já que para alcançar a mesma receita, ao menos 53% dos jogadores teriam que se transformar em free-to-play nos EUA, e quem garante que este número pode ser alcançado? O grande problema está na concorrência deste tipo de jogo, que conta com muitos títulos free-to-play. Mas estamos falando de WOW, e já está provado que o jogo é bom, viciante e cativa os jogadores.
Apesar da queda dos lucros entre setembro de 2012 e abril deste ano, viu-se um aumento de receitas na venda de add-on e artigos extra game, e algumas microtransações que hoje existem no game estão ajudando bastante também. Isso demonstra que os jogadores dedicados de WOW estão interessados e vão gastar seus ricos dinheirinhos em microtransações. Pensando nisso, ao trazer este sistema para o jogo e permitindo upgrades e microtransações baseadas em desempenho, WOW espera novamente atrair mais jogadores e assim continuar lucrando loucamente como vem fazendo há anos. Afinal, não é qualquer empresa que consegue manter um game online tanto tempo e com tanto conteúdo novo, como é o caso da Blizzard e WOW.
O que você acha disso, e nos diga se você é ou foi jogador de WOW!