Produtor de Limbo e Inside declara: “4K é inútil”

4K

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Foram três figuras importantes do mundo dos jogos que demonstraram o quanto acham o 4K desnecessário

Na era atual que nos encontramos, o termo “4K” certamente se tornou um dos mais populares na indústria dos games. O mesmo foi associado a diversos jogos e consoles como uma forma de demonstrar poder ou qualidade.

Entretanto, nem todos acreditam que focar para obter essa resolução é a melhor coisa para os videogames – e dizem mesmo que é até algo inútil, que apenas serve para vender consoles ou hardware.

É o caso de Dino Patti, que trabalhou como produtor em Limbo e Inside antes de deixar a Playdead e criar Coherence. De acordo com o desenvolvedor, focar em tendências tecnológicas poderá mandar muitos estúdios para o insucesso.

Detalhes das opiniões

“Penso que é inútil,” disse Patti sobre a resolução 4K. “É algo que está sendo forçado pelos vendedores de tecnologia para forçar os consoles de nova geração.

“Quero seguir um caminho meu e não ser atraído por dinheiro das vendedoras de tecnologia. Existem muitas pessoas que vêem algo brilhante e vão atrás disso. Podemos ver o rebanho seguindo numa direção e falhando.”

Patti diz que o 4K é apenas uma das mais recentes gimmicks (truques) da indústria – e que está sendo forçada na comunidade que desenvolve jogos.

As fabricantes não respeitam a evolução natural dos videogames e ficam forçando a tecnologia. A Microsoft com o Kinect, pagaram diversos estúdios para criar imensos jogos de porcaria.”

Guðmundur Hallgrímsson, da Klang Games, acrescentou que prefere focar-se num estilo artístico de alta qualidade do que perseguir visuais de alta fidelidade, algo que apenas os maiores estúdios conseguem fazer.

No que diz respeito aos gráficos, se você está mesmo dedicado a um jogo, normalmente as resoluções são reduzidas para obter a melhor performance possível. Não me preocupo com os gráficos. No final do dia, o gameplay certamente será a chave.”

Chet Faliszek, escritor em jogos como Portal, Left4Dead e Half-Life 2 também comentou o assunto e diz que a elevada fidelidade não tem verdadeiro impacto no gameplay e é algo que não gera interesse.

Mas e vocês, o que acham de todas essas opiniões? Não esqueçam de comentar.

Fonte: Eurogamer

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