Após um final emocionante na Parte 3 de La Casa de Papel, o próximo capítulo tinha a obrigação de dá um desfecho no mais novo roubo da equipe de ladrões. No entanto, os novos episódios só adicionaram mais gasolina ao fogaréu que a série vem se tornando.
Crítica | La Casa de Papel Parte 3 traz poucas inovações, mas mantém o público interessado
Deste modo, este jogo de xadrez constante e previsível ganha novas formas de desenvolvimento, e que de fato nos prende. Entretanto, esta experiência de apenas 8 episódios – muito pouco para o tempo de espera – tem seus acertos e seus deslizes que podem prejudicar a forma como vemos a série. Visto que, nem tudo agora é imprevisível. Assim, fica a pergunta: o que veremos desta vez? Será que ainda vão conseguir tirar leite de pedra?
Dito isso, nós do Combo Infinito assistimos a Parte 4 de La Casa de Papel e compartilharemos de nossa opinião nesta crítica.
Um inimigo a altura da equipe de ladrões

A equipe liderada pelo o “Professor” é conhecida por suas façanhas e total perfeição na execução de seus planos. Presenciamos isso na primeira temporada (Parte 1 e 2) e assim este espectro de equipe imbatível perdurou até a Parte 3.
Entretanto, desta vez, o grupo conheceu um inimigo a altura em meio ao grande momento de desequilíbrio após o final do capítulo anterior. Esta fragilidade deu uma nova camada narrativa a série dando espaço ao desenvolvimento de personagens já apresentados e brechas para momentos tensos.
A Parte 4 de La Casa de Papel se resume a: tensão e a muitos momentos cheios carga emocional. Sem dúvida, os episódios mais dramáticos de toda a série. Ao mesmo tempo que estes momentos nos prendem na frente da TV ou em seu Smartphone eles são previsíveis e não conseguem manter o senso dramático, pois sempre há uma reviravolta.
Bem sabemos que a grande cereja da série é o coelho que o professor sempre tira da cartola. Este ciclo vicioso do professor sempre pensar em algo para o que a série nos apresenta em momentos de tensão quebra todo o clímax esperado. Afinal, nada pode parar a equipe dos mascarados de marcações vermelhos. Mas não desta vez.
Agora, a equipe é colocada à prova por uma ameça a interna que toma a cena nesta nova temporada. Sem dar spoilers, a equipe de ladrões tem três problemas para enfrentar: a vida de Nairobe, a ameaça interna e a polícia. Esta ameaça iminente – que foi apresentada nos trailers – foi muito bem explorada trazendo um acontecimento irreversível à série e ganhando nossa antipatia. De fato, este personagem é o grande destaque da Parte 4.

A arte de entreter
Desde seu nascimento La Casa de Papel nos conquistou por sua forma de entreter. Há quem diga que a mente incalculável do “professor” não nos impressione. Sim, de fato, sua mente maquiavélica que antever todas as “n” possibilidades impressiona. Porém, isso há um preço. E este preço vêm sendo depositado a cada nova aparição da série.
Portanto, nada está acima do que o professor pensou. A sensação que a série nos dá é que não há nada e ninguém que supere o plano feito por ele. Desta forma, somos nestes novos episódios, mais uma vez, empurrados a momentos bons de pura tensão, mas que na verdade o “professor” já pensou em todos eles. Assim, este jogo de pingue-pongue não consegue entregar situações chocantes e que coloque o público naquela indagação: e agora?

Ao invés disso, a série nos entretêm com situações desesperadoras e sem escapatória, mas que no fim nosso querido professor, através de flashbacks, já havia pensando em tudo. Para quem tem um olhar mais crítico e profundo, nota o quão cansativo é seguir este mesmo ciclo de tensão e resolução. Na verdade, o que parece, é que o professor dita como a série deve se desenvolver. Embora esta seja a realidade enraizada na série, é o que vem tornando a série longeva e um grande sucesso.
O que parecia ser o fim só foi um gatilho para mais um capítulo
A Parte 4 de La Casa de Papel nos preparou para que seria o fim de toda esta jornada que se deu início em 2017. Tudo que os oito episódios apresentaram estava mais do que certo de ser o começo do fim. No entanto, mais uma vez, a série decidiu se estender e nos deixar ainda mais ansiosos para este desfecho.
Em conclusão, La Casa de Papel: Parte 4 é uma montanha russa de emoções trazendo um teor dramático a série. No entanto, este novo caminho trilhado neste novos episódios não a isenta de falhas pertencentes ao seu desenvolvimento narrativo que pouco a pouco vai cansando o público. Afinal, esta postura vem fazendo com que a série continue sendo adorada e em time que se ganha não se mexe. Ademais, o que virá depois, só a Parte 5 pode dizer, ou não.
Não deixe conferir tudo que rola no mundo das séries clicando aqui.