Trials of Mana faz parte de uma série de jogos de RPG da Saga “Mana” com uma carreira brilhante no Japão e no mundo. Um sucesso estrondoso na Terra do Sol Nascente demandava um lançamento para essas bandas.
O game, originalmente lançado para o Super Nintendo como Seikei Densetsu 3 em 1995, foi um grande sucesso e hoje volta como uma grande esperança para os fãs da série.
Trials of Mana aposta no jeito clássico de se fazer RPG

Essa retomada de Trials of Mana, diferente de outros jogos que buscam uma nova roupagem, tenta ao máximo se fixar no clássico. Vale destacar que o jogo tem uma proposta bem mais simples e um orçamento bem modesto, se comparado a títulos que estão ganhando novas versões. O visual é bem bonito, mas aposta mais uma vez na simplicidade, lembrando traços do saudoso Dragon Quest.
Assim sendo, o jogo tem como mecânica principal o Action RPG. Os personagens podem seguir por cenários limitados e quando encontram inimigos, a batalha deve ocorrer em uma demarcação feita pelo próprio jogo. Essa demarcação depende muito das posições que o inimigo está, traçando um círculo “imaginário” em que os heróis não podem sair enquanto não eliminar todos os adversários.
Os caminhos são bem limitados, mas isso não impede a exploração. Por mais que seja muito simples, ainda dá para você buscar itens raros escondidos.
Trials of Mana tem limitações de espaço e uma narrativa simples

Trials é um jogo que possui limitações evidentes. Caminhos curtos, cenários pequenos, variedade de inimigos escassa e combate que demora para engrenar. Outro ponto importante a ser citado é a falta da legenda em português, pois isso daria uma acessibilidade para o grande público.
A narrativa não tem o papel de ser algo imprescindível, pois conta a história da busca de um grupo de heróis por uma espada mágica que, em tese, traria a força necessária para vencer os inimigos que planejam destruir o universo. Ainda assim, por mais que pareça tudo muito comum, se destaca por te colocar dentro de uma fantasia.
A limitação é um problema até você se acostumar com ela e aceitá-la. Após isso, torna-se até empolgante e te faz querer ver como tudo vai acontecer.
Os heróis e suas histórias

Em Trials of Mana você, logo no início, tem a possibilidade de escolher 3 entre 6 personagens disponíveis. Antes de tudo, você já consegue saber das características que eles possuem. São eles: Duran, Angela, Kevin, Charlotte, Riesz e Hawkeye. Cada um deles tem uma história específica e dependendo da sua escolha será desenvolvida na jornada.
Na primeira jogatina fui de Duran, Angela e Kevin. O primeiro a ser escolhido, será aquele que carregará a história. Isso não significa que os outros dois não terão destaque, pelo contrário. Angela e Kevin são apresentados um pouco depois, mas é possível jogar o backstory deles. Vale destacar que se você não quiser jogar, um resumo em texto e voz é mostrado para você saber como que eles chegaram ali.
Certamente, durante a jogatina você também terá momento em que as histórias são desenvolvidas e isso vale para os três. Também encontramos os outros personagens que estavam disponíveis para serem escolhidos, porém suas histórias ficam reservadas para um replay depois que finalizar com a equipe inicial.
Trials of Mana é auto explicativo e deixa a complexidade pra outros títulos

A curva de aprendizado do game é mínima. O jogador vai entender como tudo funciona rapidamente. De cara você já entende como o combate funciona. As limitações de espaço, câmeras e golpes especiais revelam suas habilidades. Entretanto, durante o game você sobe de nível e fica mais forte.
O combate é simples, tendo dois botões de ataque – um forte e um fraco – pulo e desvio. Itens e golpes especiais podem ser usados a qualquer momento, sendo que esse último há uma barra específica para a habilidade. A cada cidade nova, você deve vasculhar as vendas, porque provavelmente irá encontrar armas e armaduras melhoradas.
Heróis com classe

A cada evolução, os heróis ganham pontos de habilidades para serem distribuídos em alguns atributos. Cada grupo de pontos oferecem ao jogador a possibilidade de adquirir novos movimentos, magias, golpes e habilidades. Assim, você consegue evoluir o que achar de maior valia e de acordo com a sua estratégia.
Em alguns determinados níveis, o jogador pode também subir de classe. Assim, além de ficar mais forte, a cada classe alcançada, um novo super especial é liberado. São 4 classes no total, sendo a 4ª liberada após o fim do jogo, como uma espécie de epílogo. Importante ressaltar que as classes podem variar de acordo com a escolha do personagem. Quando o jogador muda sua classe, poderá escolher entre ir para o lado da Luz, ou das Trevas. Isso de nada influencia no caráter do herói, mas sim em suas habilidades. Cada uma delas te possibilita atributos e golpes diferentes.
Conclusão
Trials of Mana é um daqueles jogos que eu considero não essenciais, mas que tem um nível legal de diversão. Um game que funciona bem para descansar o cérebro e entrar num episódio fantástico que só os RPG s clássicos conseguiam fazer. Descompromissado com a super complexidade do mundo moderno, ele tem um papel importante de fazer com que os ARPGs saibam aonde estão suas raízes e de se encaixar em um jogo até para iniciantes do gênero.
Importante dizer que por tudo o que foi citado, o jogo é divertido e interessante. Traz também boas horas de jogatina e a possibilidade de outras combinações de personagens para conhecer novas histórias, podendo totalizar mais de 70 horas de jogo.
Recomendo para aqueles que são fãs da série Mana, de RPG e que querem adentrar nesse gênero de uma maneira leve.
Confira o trailer: