Em meio a um cenário despreocupado, sem muita concorrência, a franquia bienal da EA, EA Sports UFC, se tornou referência e conquistou seguidores. Nascida em 2014, no início desta atual geração que já beira seu fim, o título trouxe uma experiência fiel dos octógonos da vida real. Logo, a experiência proporcionada pela a franquia se tornou algo essencial para todo amante de UFC.
Ao longo destes 6 anos de existência, a franquia evoluiu e trouxe ao jogador a verdadeira imersão e o sentimento de ser um lutador profissional de MMA. Assim, tendo se passado 2 anos desde o lançamento de UFC 3, EA Sports UFC 4 chega em 2020 mais precisamente no dia 14 de Agosto para PS4, Xbox One.
Em suma, será que este cenário sem competitividade que a franquia se encontra fez de UFC 4 um produto mais do mesmo ou mais satisfatório?
Das ruas ao estrelato
A franquia UFC tem em sua configuração um modo carreira e um modo voltado para a experiência online. Desta vez , o modo carreira foi mais além e trouxe ao jogador uma jornada mais profunda do ciclo que faz parte da vida de quem quer ser um lutador profissional .Assim, iniciamos o modo história como um lutador amador tentando provar seu valor para empresários enquanto seu treinador será a ponte entre você e os olheiros de plantão.
Após algumas lutas em competições amadoras conseguimos um contrato em uma liga profissional e o que vem depois disso precisamos nos games anterior, que será sua entrada no UFC e lá ir de rumo a glória dentro do octógono.
Contudo, essa receita de bolo com uma pitada a mais de fermento torna o modo carreira, embora com o mesmo feeling, mais imersivo e realista. Essa imersão se estende ao dia a dia do lutador simulado por meio de tarefas durante a semana que lembra muito o que FIFA faz com seus modos Ultimate Team e o de temporadas.
Deste modo, nosso lutador, totalmente personalizável, terá a semana para treinar, divulgar sua luta e afins até o dia do confronto. Novamente, esta preocupação em trazer para o jogar uma experiência imersiva, sobretudo realista do game é um grande ponto positivo. Portanto, é louvável presenciar novidades em uma franquia que até então se vê despreocupada em um cenário sem concorrentes.
Treine, estude seu oponente e evolua
Uma das grandes novidades em UFC 4 está fora dos octógonos. Enquanto não estamos em ação, nos famosos octógonos do UFC, nossa rotina até as lutas é algo essencial para a evolução de nosso lutador. Nossa rotina semana se baseia em treinar para evoluir golpes e ganhar pontos de evolução; estudar nosso adversário sobre seus pontos fortes, suas deficiências e qual arte marcial dominante. De fato, este detalhe irá nos ajudar muito nas lutas contra nossos adversários.
Além destas tarefas, que são opcionais, podemos evoluir o nível de nosso atributos e desbloquear habilidades que terão um impacto durante nossas lutas. Por fim, é possível promover suas lutas e fazer elos digitais com propagandas e patrocinadores que só ajudaram a te alavancar dentro do cenário.
De fato, este título é o mais imersivo e social da franquia. Simular a rotina diária do lutador até o momento de sua luta deixa a vicência mais realista e imersiva. Quanto ao social, esta é a marca da EA este ano. Não apenas UFC 4 apostou nisso, mas FIFA 21 trouxe este aspecto voltado para as mídias sociais. Afinal, nos dias de hoje é uma das grandes ferramentas de proliferação de conteúdos. Em suma, este sistema refinado só agregou a uma experiência que já era boa e que agora só melhorou. E, certamente, para quem é fã um motivo a mais para a aquisição.
O Jab e o Direto que tanto conhecemos
Os movimentos e todas as reações dentro do gameplay da franquia UFC são fielmente trabalhados desde sua gênese , em 2014. Assim, essa constante de perfeição a cada novo título se mantém, porém não vemos mais o que acrescentar. Esta simulação de golpes e ações já foi padronizada de uma forma tão detalhista que não há mais o que acrescentar, só refinar.
Contudo, embora seja algo já solidificado, a sensação de um nocaute, de um golpe acertado e a vibração ao redor do octógono é capaz de se renovar a cada novo título. Em adição, a responsabilidade de administrar cada golpe e a insatisfação de ser abatido por seu adversário também se renova a cada nova entrada da série.
Mas como pode algo tão padrão renovar uma experiência já esperada? A magia está em executar uma jogabilidade já conhecida de forma fiel e imersiva. Embora o Jab e o Direto seja algo que já conhecemos a profundidade e a imersão de te colocar na pele do cara que precisa se defender e aplicar golpes precisos, e que deve gerenciar sua barra de resistência faz toda a diferença.
Portanto, é essa autonomia que a EA coloca nas mãos do jogador, de vivenciar o dia a dia e o que o lutador de MMA passa dentro do octógono, que faz desta franquia, e que fez de UFC 4, um produto padrão, mas que consegue extrair aquele sentimento único.
Veredito
EA Sports UFC 4 já demonstra um cansaço visual devido ao fim desta geração. Detalhes em gestos nada naturais são vistos em alguns NPC’s e e lutadores. No entanto, nada que prejudique a total experiência proposta pelo o game. Ademais, alguns bugs e travamentos durante as lutas foram presenciados durante minha jogatina mas, novamente, nada grotesco.
Enfim, de todo o resto, UFC 4 é mais do mesmo de um produto já estabelecido no mercado e com uma estrutura de gameplay já solidificada. No entanto, esta edição deu ao jogador um nível a mais, em relação aos títulos anteriores, de profundidade e imersão na experiência sobre o que é ser um lutador do UFC. Este de detalhe, sem dúvida, é o que determinou a evolução e a criatividade de querer inovar mesmo sem concorrentes e com mecânicas já padronizadas.
Em suma, a franquia de luta da EA continua sendo uma das grandes experiências que simula de forma fiel e profunda a vida de um lutador no universo do UFC. Sobretudo, o fator diversão que está ligado ao modo online, que continua divertido, e ao gameplay de sofá com os amigos no final de semana. No mais, esperamos que a nova geração traga para a franquia uma fórmula mais imersiva para o jogador e, é claro, com todas as regalias dos novos consoles.