Os fãs brasileiros, carinhosamente, o chamavam de Zacarias (integrante do grupo Os Trapalhões) por sua semelhança física, sua esquisitice carismática e sua irreverência ao se apresentar para o público. Satoru Iwata estava como presidente da Nintendo a 13 anos e faleceu dia 11/07/2015 aos 55 anos, de uma doença criminosa (câncer nas vias biliares).
Brevemente sua trajetória – Iwata, de nacionalidade japonesa, começou sua carreira como programador na Hal Laboratory e com muita rapidez tornou-se destaque e foi parar num cargo de alto escalão em uma das maiores empresas de desenvolvimento do mundo, a Big N. O antecessor, Hiroshi Yamauchi deixou a presidência da companhia em 2002 foi então que Satoru assumiu o cargo sendo o primeiro presidente não pertencente à família Yamauchi – lá se foi um grande primeiro tabu.
Ele foi um dos principais responsáveis por uma alavancada de vendas do Game Cube e projetos poderosos como Wii e DS, os quais trouxeram experiências únicas com maneiras diferentes e criativas de jogar, quebrando o tradicionalismo e outro tabu.
Ainda em sua gestão a Nintendo anunciou que produzirá jogos para celular, o que há algum tempo achávamos que era impossível. Em seu comando, uma quantidade gigantesca de jogos com uma qualidade indiscutível foram disponibilizados e mascotes/símbolos fortaleceram ainda mais o que havia sido construído, tornando-se verdadeiros tesouros da história dos games.
Obviamente que nem tudo eram flores – A estratégia da Nintendo vinha sendo fortemente questionada (inclusive por nós) e Iwata era alvo de críticas severas, mas sempre com sua postura honrosa nunca deixou de ser um grande comandante e extremamente respeitado pela indústria, mantendo-se firme e segurando a bronca, como um líder que acredita em sua missão deve fazer.
Zaca mostrou à indústria que caminhar em gelo fino é perigoso e arriscado, mas é possível se você tiver coragem, comprometimento e muita, mas muita resiliência. Iwata deixa um legado importante para as próximas gerações e uma grande lição para os futuros executivos líderes de empresas.
Nesse momento não existe istas, não existe hate, não existe palhaçada. Todos estamos extremamente tristes com a ida de um grande personagem da história dos games, um grande executivo e um visionário que revolucionou e ajudou a construir esse mercado de entretenimento.
Aos fãs, parentes, amigos e comunidades, nossas sinceras condolências. À Satoru Iwata – descanse em paz – sua missão foi cumprida.
Abaixo está uma frase famosa, que somente poderia ser proferida por alguém que realmente ama o que faz :

“No meu cartão de visitas eu sou o presidente corporativo. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração eu sou um gamer” – Satoru Iwata
3 respostas
vc deixou um legado incrivel antes de durmir ontem fiquei triste e disse a minha esposa morreu uma pessoa importante que deixara ´para sempre saudades no mundo dos games
os gênios vão cedo.