Capcom explica que Resident Evil 2 Remake precisava desta nova câmera
A franquia Resident Evil passou por várias mudanças durante muitos anos. Assim como o T-Vírus, mutações ocorreram na maneira que visualizamos os acontecimentos dos games. Enquanto Resident Evil 1, 2, 3 e Code Verônica traziam câmeras fixas, o 4, 5 e 6 eram em terceira pessoa com a câmera nos ombros. Entretanto, estes últimos três games eram jogos de tiro em terceira pessoa e não mais games de terror. Em Resident Evil 7 vimos a grande mudança da franquia, partindo para a visão em 1ª pessoa.
Então, para Resident Evil 2 Remake a Capcom vai mudar mais uma vez. Entretanto, podemos ver a nova câmera no ombro como uma grande mescla de tudo que vimos na franquia até aqui neste sentido. Mais uma vez, os produtores Yoshiaki Hirabayashi e Tsuyoshi Kanda trazem detalhes desta decisão. Em uma entrevista, eles explicaram se pensaram em trazer a jogabilidade “tanque” dos velhos jogos da franquia e se poderíamos ter um modo diferente, onde fosse possível jogar com as câmeras fixas do jogo original. A ideia pelo visto, é deixar o passado para trás.
Veja o que eles disseram, começando por Kanda:
“Nós realmente nos focamos na nova câmera sobre os ombros. Então, não estamos pensando sobre a opção de câmeras alternativas. Resident Evil 2 Remake não vai se transformar em um jogo de tiro em terceira pessoa, com câmera nos ombros. Será uma câmera tensa e claustrofóbica que continuará a trazer a experiência de horror. Ainda que seja um novo estilo para Resident Evil 2. “
Então, Hirabayashi trouxe ainda mais detalhes:
“Olhando o histórico da série até agora, tínhamos várias opções na mesa para o que poderíamos fazer em um novo game. Temos a clássica câmera fixa, a câmera em terceira pessoa e até mesmo a câmera em primeira pessoa de RE7. Então, todas as opções que tínhamos possuíam seus prós e contra. Entretanto, nenhuma delas era uma ‘vencedora’ clara para nenhum dos jogos que foram utilizadas.
Nosso conceito era ter esses encontros claustrofóbicos, próximos e pessoais, com zumbis mais aterrorizantes do que nunca. Nós queríamos ver o mordedor e o mordido na tela, ao mesmo tempo [risos]. Assim, com uma câmera em primeira pessoa, você vê o zumbi, mas não a si mesmo. Com a câmera fixa você vê os dois, mas tem um zoom mais afastado e não é tão intenso. Para mim, a câmera por cima dos ombros dá a você aquela intensa luta entre o personagem e o inimigo. “
Realmente, após as explicações dos produtores, podemos ter uma nova visão sobre a câmera nos ombros de Resident Evil 2 Remake. É sem dúvida, uma mudança muito substancial para o clássico game. Se no remake de Resident Evil 1 isso não ocorre, afinal a Capcom manteve todo o feeling do game, dando um tapa no visual, em RE2 Remake a mudança é muito mais profunda. Fico extremamente curioso para ver a mesma câmera em Resident Evil 3. E vocês?
Fonte: Rely on Horror