Desde que o 3D surgiu no cinema que a indústria dos games abraçou a ideia e trouxe para nossas salas, através de jogos como Assassin’s Creed 3 que é um dos últimos a utilizar essa funcionalidade. Depois veio o Nintendo 3DS e sua tela que possibilita ver em 3D sem óculos, o que já parecia algo altamente inovador (e é!). No entanto, parece que finalmente chegou a hora de levantarmos um copo para 3Destereoscópico e brindar por sua contribuição, pois a empolgação com este formato acabou já faz algum tempo.
Em 2011 o 3D estava nas alturas, inclusive era foco da E3 na época, onde a Sony apresentou diversas funcionalidades e equipamentos focados na tecnologia, e inclusive o PS3 era um deles. Logo depois a Mirosoft também suportou o formato, e diversos televisores apareceram no mercado para atender este público. O 3D chegou a ser um diferencial para a venda ou não de algum produto.
Mario 3D Land utiliza o efeito com maestria. Mas também quando se trata da Nintendo e seus consoles, ela sabe fazer bem feito.
Mas isso tudo está mudando, já que a própria Sony disse que o 3D “não é o foco” do PS4, ainda mais se os rumores que apontam para um óculos estilo o Rift vindo da empresa para seu novo console realmente for uma verdade. E para completar, a Nintendo com seu 2DSdeixou de lado a tela com 3D, o que reforça que muitos consumidores não estão nem aí para o efeito, ou ao menos achem apenas curioso.
Portanto, praticamente ninguém mais está ligando para o 3D, mas podemos imaginar que é pelo fato da tecnologia ter sido mal compreendida, pois alguns jogos ficam realmente muito bons em 3D, e o 3DS sendo jogado com o efeito, apesar de cansativo em alguns momentos, é algo totalmente diferente que qualquer console tenha feito até aqui. Ou seja, esta tecnologia tem seu valor individualmente falando.
Opa! Põe os óculos aí meu filho!
Seja no 3DS ou na TV, a sensação que temos é sempre de se ter um mundo através de uma janela. É algo que quando bem feito, proporciona uma sensação de descoberta, além do que o próprio game conseguiria caso não possuísse o efeito. Jogos como Mario 3D Land para o 3DS consegue este feito talvez por possuir uma câmera mais distante, deixando o jogador mais preparado para os efeitos que virão, e assim cansando menos os olhos e proporcionando uma jogatina por mais tempo. Outro game que consegue tal feito é Sonic Generations nos consoles, que mesmo em uma TV grande e alta velocidade, traz uma sensação muito boa ao ver aqueles cenários coloridos do mundo do porco espinho em perspectivas diferentes. Outro jogo que fica sensacional com a tecnologia é Uncharted 3 que maximiza a experiência ainda mais, e não perde tanto dos gráficos quando o efeito está ligado.
Mas uma prova de que as produtoras começam a não dar muita atenção para a tecnologia é que a própria Naughty Dog após Uncharted, deixou de lado o efeito em The Last Of Us, que não possui tal opção. A Ubisoft, depois de Assassin’s Creed também não implementou a tecnologia em Splinter Cell Blacklist, apenas para citarmos alguns exemplos. E por fim, as novas TVs com 4K de resolução, até o momento, não apresentam o efeito, ou se o possuem não falam dele, pois muita gente torce o nariz quando falam de uma TV 3D, mas esquecem que o efeito pode ser desligado quando quiser.
Portanto, nestes 3 anos em que o 3D apresentou experiências agradáveis, também assustou muita gente com algumas experiências que não foram muito boas. Podemos dizer que foi uma época incrível em que a descoberta era ainda maior para algo novo, além dos próprios jogos. A ideia geral sempre foi muito boa, mas como algumas tecnologias que vem e vão, não foi totalmente bem aplicada e a morte do efeito é, ao menos no que diz respeito aos vídeo games, eminente.
Será que no Rift mora a evolução do 3D ou podemos definir como algo novo e o 3D fadado ao esquecimento? Complicado não?
No entanto uma verdade precisa ser dita. Para que o Óculus Rift existisse, a ideia do 3D precisava também existir. O Rift consiste em visualizar 2 imagens, uma com cada olho, e dada a imersão que ele cria o efeito é basicamente o 3D que conhecemos, mas sem a limitação da tela, onde os óculos transmitem tudo. Então, também podemos pensar que o 3D não tenha morrido, mas tenha evoluído. O que acha?
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.