Jogos, filmes e livros se misturam
Adaptações clássicas e memoráveis fazem parte do mundo das artes, e fato é, o mundo das artes se mistura, é inevitável. Afinal, crescemos sabemos da existência das 7 artes.
Mas saiba que muita coisa mudou desde então, e poucos sabem disso.
Para relembrar, tínhamos 7 tipos diferente de arte, eram elas:
- 1ª Arte – Música (som)
- 2ª Arte – Artes cênicas (Teatro/Dança/Coreografia/Ilusionismo) (movimento)
- 3ª Arte – Pintura (cor)
- 4ª Arte – Escultura (volume)
- 5ª Arte – Arquitetura (espaço)
- 6ª Arte – Literatura (palavra)
- 7ª Arte – Cinema (Audiovisual)
Entretanto, e com todo o mérito, esse número aumentou para 11, recebendo assim:
- 8ª Arte – Fotografia (imagem)
- 9ª Arte – História em quadrinhos (cor, palavra, imagem)
- 10ª Arte – Vídeo Games (integra os elementos de outras artes)
- 11ª Arte – Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).
E conforme dito, elas se misturam, e muito! Afinal, o tipo de comunicação ultrapassa barreiras, é assim que fãs que falam línguas diferentes se comunicam, jogadores de diversos lugares do mundo, jogam juntos o mesmo jogo.
Butcher Billy
Temos exemplos bem recentes quando um mundo invade, de maneira boa, o outro, recentemente foi feito uma parceria com um artista brasileiro, Butcher Billy, para que ele fizesse a capa de livros clássicos que viraram filmes em algum momento. Isso mistura, entre outras artes, cinema, pintura, literatura etc.
Dentre os trabalhos que Butcher Billy fez temos seriados conhecidos como Black Mirror e Stranger Things. Ele recriou a capa dos livros Laranja Mecânica, Jurassic Park, Forrest Gump e O Planeta dos Macacos.








As barreiras são ultrapassadas pelo mundo das artes por todos os lados, temos exemplos de livros que viram filmes, filmes que viram livros, jogos que viram livros, livros que viram jogos, e por aí vai. Os exemplos não acabam.
Inclusive, muitas das adaptações clássicas do cinema são baseados em livros, confira alguns exemplos:
- Um Sonho de Liberdade
- Entrevista com o Vampiro
- O Silêncio dos Inocentes
- O Senhor dos Anéis
- Harry Potter
- Jogos Vorazes
- Trainspotting: Sem Limites
- O Poderoso Chefão
- Clube da Luta
- O Iluminado
E muitos, além de se transformarem em ótimos filmes, acabam também invadindo o mundo dos jogos e se transformando em ótimos jogos.
Trabalho dos fãs
Hoje em dia vemos os fãs podendo ainda além de lerem, jogarem e assistirem as suas obras favoritas podem também produzir novas versões com o ponto de vista diferente, e isso, certamente, vai aumentar com o tempo. Sobretudo, plataformas para isso não faltam, um exemplo é o Wattpad. O Wattpad é uma plataforma online, onde os usuários podem escrever, compartilhar e ler as obras dos outros usuários. Ela nasceu em 2007, inclusive, hoje ela conta com milhares de usuários por todo. E acreditem, essa plataforma já invadiu o mundo dos cinemas também.
Antes de mais nada vamos aos fatos com um exemplo, Erika Leonard James. E.L. James, autora do livro Cinquenta Tons de Cinza, e que foi considerada pela revista Time umas das 100 pessoas mais influentes do mundo começou escrevendo uma fanfic sobre a saga Crepúsculo no Wattpad. E de lá, ela foi descoberta e teve seu livro publicado, que posteriormente, virou uma trilogia.
Fanfic é a abreviação da expressão inglesa fanfiction, traduzindo livremente, é uma ficção criada por um fã. Elas se baseiam em livros, jogos, filmes séries etc. Inclusive até eu já me arrisquei no mundo, veja aqui.
É possível encontrar fanfic que todos os gêneros, para todas as idades e gostos. E o Wattpad não é a única plataforma que libera espaço para os fãs publicarem suas obras, Spirit Fanfiction é uma plataforma dedicada apenas para esse tipo de texto.
E a liberdade em uma obra é ampla, podendo misturar, surpreendentemente, celebridades, bandas, misturar universos distintos etc. Inclusive, a autora Anna Todd, publicou uma fanfic sobre a banda One Direction que acabou sendo comprada para a realização de um filme.
Adaptações dos jogos
Mas voltando a misturar o mundo das artes, e os livros que foram adaptados para jogos? Também não faltam exemplos, hoje um dos que mais ouvimos falar é The Witcher, que aliás, terá um seriado também.
Além de The Witcher, anteriormente citado, vamos a outros exemplos. Afinal, exemplos não faltam.
- S.T.A.L.K.E.R.
- Parasite Eve
- I Have No Mouth, and I Must Scream
- Assassin’s Creed
- BioShock
Enfim, está convencido de que cada vez mais veremos o mundo das artes se misturando? Quais outros exemplos de adaptações clássicas não citados aqui vocês lembram? Quais exemplos vocês gostariam que fosse adaptado? Inclusive, veja aqui mais sobre Games, Cinemas e as artes escritas.