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Aeon Drive é monótono e repetitivo | Análise

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Com o lançamento no dia 30 de setembro para PC, PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series e Switch, Aeon Drive é uma experiência que nos leva para uma Espanha futurista em pleno estado de alerta. Assim, você deve correr contra o tempo e evitar que a Neo Barcelona seja dizimada.

Ademais, sob a tutela 2Awesome Studio, Aeon Drive promete uma experiência desafiadora em um cenário 2D que lembra muito Messenger, Katana Zero e Celeste.

Mas afinal, será que Aeon Drive é mais um indie que irá se destacar? Abaixo confira minhas impressões. 

Aeon Drive é apenas um desafio de corrida contra o tempo, infelizmente.

Como bem relatei acima, Aeon Drive nos leva para uma Neo Barcelona à beira de um colapso. Você será Jackelyne, uma jovem patrulheira espacial de outra dimensão. Em uma tentativa desesperada de voltar para casa, ela cai com a sua espaçonave no meio de uma metrópole agitada, Neo Barcelona. Assim, Jackelyne precisa encontrar todos os Núcleos Condutores para consertar sua nave e salvar a cidade da ruína iminente. Até aí tudo bem, o problema está em como essa premissa foi executada. Assim, sua passagem em Aeon Drive será desafiante e frustrante, algo mais do que bem-vindo, porém nosso único intuito dentro do game é sair do ponto A e chegar ao ponto B em um limite de tempo e nada além disso.

Não há um contexto por trás, não há uma variedade de inimigos nos cenários. Pelo contrário, temos apenas obstáculos e inimigos repetitivos que exercem o papel de dificultadores, além da contagem de tempo, de seu êxito. 

Ademais, optar por fazer disso seu cerne, não demora muito para Aeron Drive se tornar monótono e cansativo. Visto que, o que temos para fazer se resume apenas a sair de um ponto e chegar em outro dentro de um limite de tempo.

Quantidade não quer dizer qualidade

Dentro desta dinâmica, Aeon Drive traz excessivos números de estágios, que representam alguns dos locais de Neo Barcelona, nutridos de níveis ainda mais excessivos. Assim, é um tremendo exagero trazer tantos cenários em uma jogabilidade cansativa e isso só piora quando estes inúmeros níveis não apresentam nada de diferentes um do outro. Por exemplo: cada estágio possui cerca de 10 níveis para serem concluídos. Nestes 10 níveis não vemos nada de diferente um do outro a não ser uma troca de obstáculos nos cenários, já que os inimigos e plano de fundo são os mesmos. 

Portanto, oferecer tantos níveis não foi algo positivo para um game que já se torna cansativo rapidamente. Ainda mais, quando a quantidade não representa nenhum pouco de qualidade.

Pelo menos temos um visual carismático

Embora com tantos deslizes no level designer, Aeon Drive traz um visual carismático que representa bem o que seu background apresenta. Seu estilo artístico é idêntico aos renomados títulos indies que conquistaram seu espaço dentro da acirrada indústria de games dominada por títulos triple A. Além do visual, sua movimentação rápida se torna um grande destaque e vai te exigir rapidez e raciocínio rápido nos controles para superar os obstáculos dos cenários. Contudo, nada disso surte efeito dentro de um gameplay limitado, cansativo e repetitivo. Num modo geral, o título traz um visual dentro do padrão indie com detalhes e movimentos interessantes que testarão suas habilidades.

Mas afinal, Aeon Drive é tudo isso mesmo?

Aeon Drive tinha tudo para nos oferecer uma experiência futurista desafiadora com inimigos, chefes e cenários criativos. Porém, limitá-lo a apenas uma experiência de corrida contra o tempo em exagerados números de estágios e em níveis repetidos fazem do título um produto cansativo e monótono em curto período de tempo. Embora desafiador, com um visual carismático e mecânicas bem interessantes, isso não foi o suficiente para fazer de Aeon Drive um indie de destaque.

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João Antônio

Um ser vivente no calor do Ceará que curti games, filmes, séries e ler livros.

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