A nova geração mal começou e muitos, muitos novos consoles vão surgindo. Muitos destes consoles que quase ninguém ouve falar, possui como sistema operacional o Android, esse mesmo que roda no seu ou no smartphone/celular do seu amigo. Só que agora a coisa ficou mais séria.
A Amazon, uma das gigantes mundiais do comércio eletrônico, anunciou o seu próprio videogame, batizado de Fire TV. O console possui TV no nome, pois trata-se de um aparelho híbrido, que serve para assistir televisão ou jogar via streaming, usando totalmente a sua internet para isso, aos moldes do Playstation Vita TV. O aparelho foi revelado em uma coletiva de imprensa nesta quarta. Quem assinar o serviço que compõe o aparelho, receberá uma avalanche de conteúdo via streaming diretamente no Fire TV.
Um dos executivos da Amazon, Peter Larsen, diz que a empresa busca simplificar a vida de quem quer conteúdo com este estilo de modelo de negócio, em um equipamento que possa trazer o envolvimento de maneira rápida para o consumidor.
O pequeno aparelho possui 2GBs de memória, um processador quad-core, uma GPU (chip gráfico) dedicado e suporte nativo à Wifi. Apesar das especificações serem até comuns em smartphones, é muito maior do que o Apple TV por exemplo, e pensando que o aparelho não precisará rodar os games ou filmes em HD usando do seu processador, podem ser mais que suficientes.
Sev Zero será um jogo exclusivo do Amazon Fire TV
“É um pequeno, incrivelmente poderoso e inacreditavelmente simples”, disse Larsen, frisando que o aparelho oferece três vezes mais em performance, se comparado com o Apple TV, um dos poucos aparelhos que fazem este tipo de serviço nos EUA e Europa, já que o Playstation Vita TV ainda não foi lançado por lá e está apenas no Japão.
Larson também informou que muitas empresas estão apoiando o pequeno aparelho, algumas das gigantes do mundo dos games por sinal, como a Sega, Telltale Games, Disney, Ubisoft, EA, 2K Games e muitos outros. Porém, dado à capacidade do aparelho, jogos de alta qualidade que estão chegando apenas à nova geração, não serão compatíveis com o Fire TV. Entretanto, a média de preço dos jogos no novo console, serão em torno de U$ 2,00 Obamas. Barato, se comparado com a maioria que encontramos por aí – e não vale citar o Steam e suas vendas malucas, já que são periódicas.
O controle, que vazou antes da hora graças a Zona Franca de Manaus, custará U$ 40,00 Obamas, e será vendido separadamente. Apesar de ser um tiro no pé, já que um console precisa de um controle, ao menos a compra do controle traz com ele Amazon Coins, que valerão para gastar com jogos para o Fire TV.
O controle se parece bastante com o do Xbox.
Aí você me pergunta: “Como jogarei, sem controle? E se eu não quiser gastar pra comprar esse bendito controle?” – segundo Larsen, o jogador poderá utilizar o controle remoto, tablet ou smartphone como um controle.
Durante a apresentação, Larsen demonstrou Minecraft em sua versão para o Amazon Fire TV, e também Asphalt 8, da Gameloft, que foi totalmente adaptado para as configurações do novo aparelho. A Amazon ainda tratou de frisar que está desenvolvendo seus próprios jogos. A empresa, há alguns meses atrás, comprou a Double Helix, a mesma que fez Killer Instinct (Xbox One) e Strider. No entanto, a empresa tratou de anunciar o nome de um novo estúdio de desenvolvimento de games: Amazon Game Studios.
A Amazon Game Studios, produzirá games exclusivos para o Fire TV, à começar por Sev Zero, uma mistura de tiro em terceira pessoa com games de estratégia, numa visão semelhante à Gears of War.
O Amazon Fire TV já está disponível nos Estados Unidos, por U$ 99,00 Obamas. Um valor interessante para um aparelho que traz tantas funções. Resta saber se vai cair nas graças do público gamer, já que a Amazon não tem nenhuma experiência neste ramo. E também, de nada vale comparações com os novos consoles, já que o foco aqui é outro e bem mais simples.
O que você acha desta novidade da Amazon, interessou? Vai comprar? Comente o assunto!
Ah, mas antes, tenho que comentar: A EA apoiar um console com uma proposta tão diferente e não apoiar o Wii U é sacanagem hein…
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.