Advertisement

Análise | Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 REMIX é coleção definitiva da franquia da Square

Publicado por
Advertisement

Kingdom Hearts 3 é sem dúvida alguma, um dos jogos mais aguardados por mim neste geração e por muitas pessoas que passaram hora e horas ao lado de Sora, Pateta, Donald e tantos personagens carismáticos e memoráveis, que durante anos, estrelaram uma história cheia de reviravoltas e vilões também marcantes. No entanto, a linha do tempo de Kingdom Hearts é quase tão confusa e difícil de acompanhar quanto Metal Gear Solid, mas felizmente os fãs da franquia agora podem jogar todos os games da saga em um único console, o que por si só já é um grande apelo para estas coleções em HD.

Apesar de parecer oportunista e para muitos um caça níquel, a ação da Square Enix é também muito bacana, pois tira a exclusividade de jogos como Birth By Sleep e Dream Drop Distance, que antes eram apenas de consoles portáteis. No entanto, embora as coleções estejam também disponíveis no PS3, apenas os jogadores que optaram pela marca Playstation poderão aproveitar as novas versões e se inteirar sobre a história extremamente bem construída que Tetsuya Nomura dirigiu tão bem em todos os jogos de Kingdom Hearts.

Duas coleções, 6 jogos

Além de Kingdom Hearts HD 2.8 que foi lançado de forma exclusiva no começo do ano para PS4, trazendo um filme chamado Kingdom Hearts χ Back Cover e dois jogos, sendo KH 3D: Dream Drop Distance e a pitada do que será Kingdom Hearts 3 e toda a sua tecnologia com Birth By Sleep 0.2: A Fragmentary Passage, agora os donos do console da Sony acabam de receber duas coleções que foram lançadas para PS3, sendo: Kingdom Hearts HD 1.5 e Kingdom Hearts HD 2.5, com 6 títulos diferentes. Para quem nunca jogou a saga, é uma ótima maneira de aproveitar todos os jogos na ordem de lançamento ou ir atrás da linha do tempo da série e jogar cada um deles cronologicamente.

Seja como for, a coleção é uma das que possuem o melhor custo / benefício dentre praticamente todas as remasterizações que esta geração já viu, trazendo Kingdom Hearts, o primeiro jogo lançado para PS2 em 2002 e que deu o pontapé inicial na parceria da Square Enix e a Disney, com um jogo de RPG de ação que misturava os universos das duas empresas em um mundo novo com personagens originais. A coleção também traz KH: Chains of Memories, que foi lançado inicialmente para GBA e posteriormente teve uma versão toda em 3D para PS2. Um dos melhores jogos da franquia também está lá, Kingdom Hearts 2, responsável por dar uma guinada monstruosa na história que havia sido apresentada até ali.

No PSP vimos o lançamento de KH: Birth By Sleep, talvez o melhor game da saga até hoje, com três personagens jogáveis e muitos mistérios resolvidos, além de outros novos criados. O jogo também está na coleção e como todos os outros possui um tratamento que deixou os gráficos excelentes, mesmo se tratando de games de duas gerações atrás. Apesar de possuírem alguns probleminhas de frame rate, bem raros, todo o trabalho da Square em torno desta compilação é excelente. Além dos 4 jogos, temos também Kingdom Hearts 358/2 Days, que é focado em Roxas e Kingom Hearts: Re-Coded, um remake de um jogo para smartphones que foi lançado para Nintendo DS. Os dois jogos foram adaptados como filmes nesta coleção, totalmente voltado para que os fãs possam acompanhar o que ocorre na história de cada um deles sem precisar jogar o game, afinal, seria inviável a remasterização de gráficos do DS para 1080p.

A palavra REMIX é uma das coisas mais importantes

Kingdom Hearts sempre que chegava ao ocidente, nunca vinha com a versão especial que só saia no Japão, chamada Final Mix. Praticamente todos os games mais importantes da saga tiveram este tratamento, como KH, KHII e Birth By Sleep. Estas versões trazem novas áreas, segredos e chefes a mais da versão “normal” do game, o que pode ser um ótimo incentivo para os fãs de longa data da série revisitar cada um dos games nesta nova coleção.

Além disso, estas versões que nunca saiam do Japão, chegam novamente traduzidas para o inglês, o que também é um grande chamativo para quem deseja repassar por todos os jogos mais uma vez. Vale lembrar que estas duas coleções já passaram pelo PS3 com o mesmo tratamento e é justamente aí que podemos definir para quem vale a pena essa versão do PS4.

Para quem essa coleção é direcionada?

Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 REMIX é totalmente válido para quem nunca jogou um game da franquia e não quer chegar na terceira versão de mãos vazias. Mesmo tantos anos depois, a magia que estes games carregam são extremas e o enredo é cativante, cheio de momentos e mensagens positivas, além da clássica luta do bem contra o mal e do seu alter ego interior. No entanto, quem já jogou no passado e não sente a necessidade de revisitar cada um dos games, pode facilmente deixar passar.

Existem também àqueles que compraram a versão do PS3 e seria praticamente jogar dinheiro fora comprar esta nova versão do PS4, a não ser que você seja um caçador de troféus e queira platinar cada um dos games também no novo console, além de ter feito isso no PS3. Fora isso, cada uma das coleções são praticamente idênticas. A compilação pode valer a pena também para quem quer ter todos os jogos em disco e o PS4 se tornou a melhor casa para isso.

Agora é esperar por Kingdom Hearts 3

Mesmo sem data de lançamento definida, a espera por Kingdom Hearts 3 fica cada vez mais complicada, mas ao menos temos muito com o que ficarmos ocupados até lá. São muitos jogos, muito conteúdo extra com as versões Final Mix e um quebra cabeça absurdo para entender enquanto joga cada um dos títulos. Sem dúvida alguma a Square Enix acertou em relançar todos os jogos da série até o momento, só faz falta uma versão para o Xbox One, já que Kingdom Hearts 3 também será lançado para o console da Microsoft.

Portanto, fica a seu critério adquirir ou não a coleção, como fã da franquia que sou, irei jogar novamente cada um dos jogos da saga pelo fator nostalgia e por querer relembrar diversos fatos que serão importantes para Kingdom Hearts 3, um jogo que promete demais e essas compilações estão aí para mostrar os motivos.

Advertisement
Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

Compartilhe
Publicado por
Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement