Uma homenagem aos antigos jogos do gênero, com boas novidades
Envolto a uma narrativa estranha, porém interessante, Sine Mora faz uma homenagem aos clássicos jogos de “navinha”, cheios de power up’s, chefões, inimigos altamente armados e jogabilidade simples, com um toque de novidade.
O game, produzido pela Digital Reality e a Grasshopper Manufacture, é no estilo R-Type (para quem conhece), onde você pilota uma nave que fica à esquerda da tela, enquanto que os inimigos vão surgindo à direita. Conforme avança, diversas cápsulas podem ser coletadas, cada uma com uma função. Uma aumenta a capacidade do tiro normal, outras lhe dão a chance de usar o maior poder de cada nave, enquanto que outros aumentam sua barra de tempo. Sim, é aqui que Sine Mora se diferencia de todos os outros jogos de nave já criados.
Veja que não temos uma barra de energia? A vermelha é do chefe!
Você não possui barra de energia, mas sim um tempo um que fica contando no centro superior da tela. Ao derrotar algum inimigo normal, você aumenta a quantidade de tempo que tem para viver, já que os personagens se encontram em períodos diferentes da história, porém todos buscando o mesmo objetivo, que é a vingança liderada por Ronotra Koss, que teve seu filho morto pelas tropas do império Layil. A história do jogo, que possui uma narrativa bastante confusa, não é das melhores, mas ao menos dá alguma razão para que os acontecimentos do jogo estejam ali. O problema é que ao concluir o game, fica uma impressão de que poderia ter sido muito mais elaborado, e tira qualquer interesse de continuar a jogar os outros modos.
Fato é que o tempo colabora para que a história aconteça, para que os personagens tenham as suas motivações e para que o game tenha uma jogabilidade um pouco diferente dos demais jogos do gênero. Ao tomar danos, não é sua energia que desce, já que ela nem existe, mas sim segundos do seu tempo que se perdem. Mesmo que alguns power up’s também se percam, sempre o que importa aqui é o tempo, pois mesmo com uma arma menos poderosa, se você tiver habilidade suficiente e muito tempo restando, a vitória é possível.
Os efeitos dos projéteis são muito bons!
Os efeitos visuais aliados aos gráficos dos cenários são bonitos, nada excepcional, mas na hora que os chefes aparecem é que tudo fica mais legal. Todos eles são enormes, com formatos de animais ou máquinas altamente armadas. A jogabilidade e a diversão do game encontram seu ápice justamente nas batalhas contra os chefes, e eles fazem valer a compra de Sine Mora. Normalmente, um chefe possui um padrão, que você segue, aprende e o derrota depois de algumas boas tentativas. Porém em Sine Mora, quando você encontra o ponto fraco do chefe, ele possui outras habilidades guardadas, e como se fosse um segundo estágio do mesmo inimigo, você se encontra enfrentando o mesmo chefe, de uma forma diferente, com novos macetes a se aprender. A grande sacada é que cada chefe possui muitos estágios, às vezes mais de 5 tipos diferentes de locais para se atacar e para se aprender o que fazer para derrota-lo. Alie isso à boa dificuldade do jogo e você terá encontrado todas as razões para jogar Sine Mora.
A aparição do chefe chamado Tsux…Tsu… a aranha metálica aí.
Através da manipulação do tempo, você pode acelerar ou diminuir o fluxo do que está acontecendo na tela, deixando em câmera lenta para tentar sair da frente dos projéteis que são mandados em sua direção. Porém, pouco é necessário, e a barra de tempo dura pouco tempo, fazendo com que você acabe por esquecer dessa habilidade.
O que não me convenceu foi o som do jogo. Mesmo com a colaboração de Akira Yamaoka (Silent Hill e Shadows of Damned) na composição das músicas, nenhuma delas são memoráveis, e também pouco ajudam para empolgar o jogador. Mesmo nas batalhas dos chefes, nossa atenção não é levada para a música do momento. Uma pena, pois pelo tema, pelos ambientes e pelos chefes, muita coisa poderia ter sido feita com a parte sonora. Apesar de tudo, os efeitos sonoros, como explosão e tiros são muito bons.
Os personagens do jogo.
Após a conclusão do jogo, o modo que mais chama a atenção é o treino de chefes, que disponibiliza todos os 13 chefes do game, com dificuldades ainda maiores, inclusive a impossível. Aqui você pode escolher de que forma utilizará o tempo, se irá acelerar ou retrocede-lo. Há também a opção de esquecer do tempo e usar as cápsulas refletindo o poder inimigo, trazendo maior oportunidade de defesa para sua nave.
Sine Mora é um jogo para os saudosistas ou curiosos, e também para quem busca por algo diferente em meio a tantas propostas de jogos que temos hoje em dia, em sua maioria, muito parecidos entre si. Com a opção de se jogar Sine Mora em tantas plataformas, basta escolher seu campo de batalha e usar o tempo à seu favor!
Sine Mora está disponível para PS3 (PSN), PS Vita, Xbox 360 (Live), PC (Steam), iPhone, iPad e Android, além do Ouya. As versões testadas foram do PS Vita e PC.
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.