Advertisement

Análise: Zootopia é ótimo filme policial disfarçado de animação

Publicado por
Advertisement

Disney vem numa sequência de acertos com suas animações mais ou menos desde que lançou Frozen. Desde então, podemos citar Operação Big Hero e Divertidamente como filmes incríveis do gênero, na mesma pegada dos grandes clássicos da Pixar, que hoje pertence a casa do Mickey também.

Zootopia automaticamente nos leva para um clima meio Madagascar por causa de seus personagens, pelo nome que começa com “Zoo” e nos remete a um Zoológico, mas por melhor que seja a excelente animação da Dreamworks, está muito longe do que podemos ver em Zootopia, um filme de animação é verdade, mas que nos remete ao melhor dos filmes policiais dos anos 80, LOTADO de referências atuais. 

Uma história de superação

Logo de cara o filme transmite a mensagem de superação e “nunca desista dos seus sonhos”, batida e usada por muitos filmes, mas aqui serve apenas de fundo e incentivo pra todo o resto. Judy Hopps (muito bem dublada por Monica Iozzi de maneira surpreendente) é uma coelha que tem o sonho de ser uma policial, porém sua altura e “fofura” são grandes desafios pra quem quer seguir nessa profissão. No entanto, como um protagonista de desenhos japoneses, ela leva todas as opiniões contrárias ao seu sonho como motivação pra seguir em frente e não desistir do seu objetivo.

Ela, junto com a raposa Nick (também muito bem dublado por Rodrigo Lombardi), se envolvem em um pequeno caso onde um castor desaparece inexplicavelmente e se veem em meio a uma conspiração enorme que envolve a cidade de Zootopia inteira. O roteiro do filme é excelente, cheio de reviravoltas, teorias, cenas de suspense como num filme policial no estilo Máquina Mortífera. Você entra no cinema pensando que vai ver um monte de bichinho bonitinho correndo pra lá e pra cá por alguma causa animal e DO NADA está de frente ao melhor filme policial deste ano, sem dúvida alguma.

Tudo isso com trilhas sonoras de Michael Giacchino, o cara por trás das das músicas de Lost, Up Altas Aventuras, Star Trek, Jurassic World, Os Incríveis e muito mais. Tecnicamente falando Zootopia é perfeito, com um ritmo intenso, CG de primeira no estilo caricato, sem buscar o fotorrealismo e muitas cenas de ação e investigação.

Referências pra todo lado

Quem não gosta de referências não é? Você está assistindo a um filme onde um coelhinho e uma raposa vestidos de seres humanos correm pra lá e pra cá e do nada ouve nomes como Walter White, Jessie, um pequeno “Poderoso Chefão”, assiste situações que você veria em filmes dos anos 80, nomes de músicas de filmes da própria Disney e muito mais.

Pra onde você olha, Zootopia é uma homenagem para algo que fez sucesso na TV ou cinema e tudo é encaixado com tanta maestria e ligado a história que se torna natural e ainda mais engraçado. Traz uma sensação de que os produtores estavam tão seguros da história e pra onde queriam levá-la que quando terminaram, pensaram: “vamos adicionar a cereja do bolo em vários lugares possíveis”. Ficou perfeito!

Uma animação que toca o coração, mas no final das contas você só lembra das gargalhadas que deu.

Toda história de superação é bonita de se ver, te traz inspiração, ideias. É claro que nem tudo que se vê no cinema pode se levar pra vida real, mas se tudo na vida se filtra, em Zootopia você pode pegar muita coisa boa, filtrar e imaginar como empregar na sua rotina, ou até mesmo esquecer do que lhe dizem, deixar seus medos de lado e ir pra cima dos seus sonhos.

No entanto, passada a mensagem, Zootopia lembra que tem uma história pra contar e que nesta história é necessário ter o alívio cômico, e como eles acertaram nesse quesito. Afinal, porque NUNCA usaram bichos preguiça nas animações da Disney, Dreamworks, Sony e tudo mais? Como mostrado em um dos trailers, os Bichos Preguiças comandam o DETRAN de Zootopia e que cena sensacional foi aquela. Memorável e vai ser difícil alguma animação usar esses animais e me fazer esquecer dos diálogos gargalhantes que vi neste filme.

Uma das melhores animações da Disney

 

Zootopia te fisga logo no começo, com cenas rápidas, rasteiras e ritmo intenso. Os personagens falam “temos que ir até lá” e no próximo take eles estão “”. A história muito bem amarrada, personagens cheios de carisma, situações inusitadas e o clima de suspense formam uma das melhores animações da Disney e, até agora, um dos melhores filmes deste ano. A única coisa que senti falta foi da história explorar mais a cidade de Zootopia, mas frente a grandiosidade do filme todo, isso já é exigir demais.

Por pouco não deixo o filme sair de cartaz do cinema, então não caia no mesmo “erro” e tente assistir Zootopia na telona, vale MUITO o ingresso!

Trailer

Advertisement
Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement