

Já se foram dois meses desde que o Google revelou uma nova versão do Android, que até o momento vem sendo chamado de Android O, mas somente agora a empresa divulgou o que realmente o sistema operacional vai trazer de diferente de suas versões anteriores.
O Google diz que a a grande diferença este ano é que está focando no ponto vital dos smartphones, suas baterias, segurança, tempo de inicialização e estabilidade.
Segurança e inicialização
Em termos de segurança, o Google está introduzindo uma nova funcionalidade chamada Google Play Protect. Atualmente a empresa já realiza uma verificação para saber se os aplicativos em sua loja são maliciosos ou não, mas agora vai tornar isso mais visível ao demonstrar ao usuário que seus aplicativos foram escaneados, logo que entrarem na loja online.
O tempo de inciailizacao é algo que incomoda bastante gente e o Google diz que o Android O vai iniciar duas vezes mais rápido do que as versões atuais. Segundo a empresa, essa melhora é resultado de constantes mudanças no núcleo do sistema operacional.
Bateria
A bateria dos smartphones são problemáticas, não importa que tipo de aparelho você tenha. Para otimizar o uso da bateria, o Google está implementando o que eles chamam de “Wise Limits“, algo como limites inteligentes, que conseguirá identificar com maior facilidade aplicativos que ficaram abertos ou ociosos, que ficam drenando a energia dos aparelhos sem parar. Existem algumas melhorias que também serão alteradas na interface, que vai utilizar menos energia.
Publicidade
Outras melhorias
Uma grande mudança também está chegando para quem desenvolve para Android, já que a adição de uma arquitetura modular vai permitir que os fabricantes atualizem seus aplicativos mais facilmente para uma nova versão do sistema. O Android já é conhecido por demorar para receber atualizações e com isso o Google pode acertar na mosca caso essa função realmente funcione.
O Android O entrou em fase beta hoje (você pode se inscrever clicando aqui). Só fique ligado, pois caso você instale a versão de testes, terá que formatar todo o celular para retornar para a versão atual.
O Google ainda não decidiu qual será o nome do novo sistema, mas devemos ter novidades muito em breve. Até lá, vamos ficando de olho nas novidades do sistema operacional que promete grandes melhorias até seu lançamento.
Fonte: The Verge