Assinatura Eletrônica: Rapidez, segurança e muitas vantagens! Confira aqui como funcionam!
A partir de 2020, assim que o home office tomou conta das empresas por conta da pandemia do novo coronavírus, a prática da assinatura eletrônica tornou- se indispensável. Isso porque o processo de autenticação de assinaturas em documentos urgentes, solicitações ou fechamento de contratos, que antes era pessoal, burocratizado e lento, ficou mais facilitado e agilizado.
Com a assinatura eletrônica, certamente, qualquer documento pode ser assinado e enviado à distância de forma prática e segura. E a melhor notícia é que ela chegou para ficar!
Portanto, para entender um pouco mais sobre essa ferramenta e a sua importância, continue a leitura que não irá se arrepender!
Aprenda como se faz uma assinatura eletrônica


Agora você já sabe que esse processo é bem semelhante ao manual, porém feito como o próprio nome sugere, por meios eletrônicos.
Para te ajudar, confira como fazer a assinatura eletrônica acima de tudo de forma segura e eficiente. Veja abaixo o passo a passo:
- O signatário anexa na plataforma de assinatura a documentação desejada;
- O programa criptografa o documento;
- Cria-se digitalmente uma pasta com o documento, assinatura e certificado do assinante;
- Quem recebe confirma a autenticidade;
- O programa analisa o procedimento e se foi feito corretamente, o processo será concluído.
Assim sendo, as rubricas são feitas através de dispositivos que simulam movimentos manuais como canetas e telas touch screen ou mouses.
Documentos que utilizam a assinatura eletrônica são criptografados on-line e para isso precisa-se estar conectado à internet.
Confira quais são os tipos
Aqui, explicaremos quais os tipos de assinatura eletrônica utilizados previstos na Legislação e Jurisprudência Brasileira, de acordo com o art. n.º 1 do art.º 28 da Lei n.º 23/11, de 20 de Junho.
Veja quais as melhores opções de assinatura eletrônica para sua empresa!
1. Simples:
Principalmente usada em transações básicas e que não envolvem informações sigilosas. Não precisa de certificado digital para validar porque o sistema verifica a identidade do signatário através de informações pessoais cadastradas na internet.
2. Avançada:
Mais segura que a anterior, porque sua criação requer um certificado digital. As informações de quem assina são verificadas a partir de biometria e protegidas por chaves criptografadas.
Assim sendo, utiliza-se em declarações de impostos federais, atualização de cadastros, bancos, etc.
3. Qualificada:
É considerada a mais segura delas e também utiliza certificado digital. Obrigatória para transferência/registro de bens imóveis, veículos, emissão de NF ‘s exceto para pessoas físicas e MEIs, entre outros documentos sigilosos.
Vantagens para as empresas
Como falamos antes, as empresas que optam pela assinatura eletrônica ganham vários benefícios, como:
- Mais segurança e velocidade nos negócios: os documentos podem ser assinados e devolvidos mais rapidamente, além de serem verificados para garantir a sua integridade e veracidade.
- Maior produtividade dos processos organizacionais: economia de tempo no manuseio de documentos e facilita a sua gestão.
- Sustentabilidade: a assinatura eletrônica reduz o consumo de papel e transmite uma imagem de responsabilidade ambiental aos consumidores.
- Validade jurídica: documentos assinados eletronicamente possuem as mesmas proteções legais que os assinados em papel.
- Proporciona uma melhor experiência para seus clientes: vender o seu produto usando a assinatura eletrônica é acima de tudo uma forma de gerar mais lucro para a empresa, pois facilita ambos os lados nos negócios.
Agora que conhece quais são as vantagens da assinatura eletrônica, visite o nosso site e inicie a transformação digital na sua empresa!
Enfim, confira outras novidades sobre games e cultura pop aqui no Combo Infinito.