O game que antes era considerado Teen (13+) foi classificado pela ESRB como Mature (17+), algo que até então nunca visto na história dos jogos – Mature = 17 ou mais.
A ESRB – Entertainment Software Rating Board – publicou alguns motivos para Batman: Arkham Knight obter essa classificação, descrevendo os conteúdos relevantes que levaram a essa alteração.
Resumidamente, porque na versão publicada pela ESRB contém Spoilers, a organização citou que havia cenas de tortura, cenas em que o jogador poderia atirar em personagens desarmados e reféns, lugares que contém grande quantidade de sangue e também palavrões.
“Como um fim de trilogia, nós teremos todos os vilões trabalhando juntos para tentar derrotar Batman. É inevitável que algumas coisas ruins aconteçam, mas isso não significa que mudemos nosso enfoque. Nós não estamos incluindo sangue ou xingamentos gratuitos. Nós queremos entregar um verdadeiro final e isso nos leva a alguns lugares obscuros” – revela fundador da Rocksteady.
A desenvolvedora havia sido alertada pela Warner de que algumas cenas modificariam a classificação indicativa, porém a primeira não deu ouvidos e continuou. É certo que isso pode ser um problema para um título de tanto renome ter um símbolo desse na prateleira, apesar de achar que esse Batman será o supra sumo da Rocksteady.