

Em uma publicação no site oficial de Battlefield 1, a DICE revelou novos detalhes sobre o modo história do seu shooter em primeira pessoa. Ao contrário dos outros jogos da franquia de tiro, o novo título da série contará com diversos protagonistas que terão histórias pessoais diferentes. A DICE divulgou o seguinte:
“Embora nossos personagens estejam em guerra, as histórias em Battlefield 1 são pessoais. São sobre pessoas, e não história ou batalhas. A Grande Guerra é diversa. Nossa intenção consciente foi incluir essa variedade. A Primeira Guerra Mundial teve várias perspectivas e personagens diferentes, e quisemos cobrir o máximo possível.”
De acordo com o estúdio, um personagem apenas aparecendo em todos os diferentes cenários do jogo não seria tão imersivo quanto a produtora gostaria, e, devido a isso, decidiram adotar o formato de antologia, um conjunto de histórias focadas em múltiplos personagens. Podemos lembrar que quem faz uso desse formato é a Activision, em diversos jogos da série Call of Duty.
Para termos práticos, a DICE deu um exemplo com uma das missões do modo para um jogador, “História de Guerra Através de Lama e Sangue se passa no final da guerra e concentra-se em uma equipe de um tanque Mark V britânico. A história se concentra em um jovem soldado designado pela equipe como piloto do tanque. Contudo, nosso protagonista não tem experiência com essas máquinas de guerras modernas e precisa aprender – e rápido. Nosso herói também luta para ganhar a confiança de seus colegas de equipe.“
“Assim, a história também tem uma dinâmica social, o que dá uma dimensão pessoal a tudo. Danny Edwards, nosso personagem piloto, não é um exímio atirador de elite. Não é um piloto de elite. Não é um especialista em demolição“, continuou. “Ele é um ex-chofer, um voluntário novato na guerra. Ele sabe dirigir e consertar coisas. É aqui onde nós começamos.”
Além disso, a escolha do estúdio influenciou também nas mecânicas de jogabilidade de Battlefield 1. Segundo a desenvolvedora, o novo shooter dará ao jogador liberdade para atacar um acampamento, por exemplo, da maneira que desejar, seja de forma extremamente ofensiva, silenciosa e estratégica, ou mesmo utilizar bombas para explodir os inimigos e suas armas. “Tudo isso é projetado para encorajar os jogadores a jogarem do seu jeito, assim como no multiplayer“.
Battlefield 1 tem data de lançamento prevista para 21 de outubro no Xbox One, PlayStation 4 e PC. Os proprietários do console da Microsoft que assinam o serviço pago EA Access poderão jogar o título por 10 horas a partir do dia 13 de outubro.