

Durante a E3 2016, a BioWare revelou um pequeno vislumbre do que a produtora está preparando para Mass Effect: Andromeda. Um trailer foi mostrado exibiu alguns belos cenários feitos no novo motor gráfico – Frostbite – usado para desenvolver o game, a nave que provavelmente iremos comandar e até os desenvolvedores trabalhando no jogo. Além disso vimos a protagonista feminina do título, que terá o nome padrão de Ryder.
Durante uma conversa com o site Eurogamer, Aaron Flynn, chefe da BioWare, explicou o motivo de ter apresentado primeiro a protagonista feminina ao invés do protagonista masculino, como acontecia anteriormente na série. Flynn disse que o Shepard foi utilizado no início do marketing da trilogia original, pois eles queriam criar um personagem icônico para a série. Ele conta que durante o desenvolvimento dos jogos, a BioWare aprendeu que os jogadores não querem ter um herói icônico, eles desejam criar o seu próprio.
“Quando Shepard masculino estreou em 2006, 10 anos atrás, era um momento em que nós nos inspiramos no marketing de entretenimento tradiciona.”
Bem: ‘Precisamos de um personagem principal icônico. Precisamos de um herói icônico antes de tudo.”
“Mas acho que toda a indústria, assim como nós, foram além disso. Nossos jogos permitem que você escolha o seu personagem principal, eu acho que todo mundo quer isso hoje em dia. Você não precisa ver um personagem para identificá-lo, da mesma forma que você poderia em um poster de filme. As pessoas querem criar seus próprios personagens, personalizá-los, e estamos abraçando isso.”
Flynn ainda confirmou que a BioWare continuará usando o estilo de marketing utilizado em Dragon Age: Inquisition, onde o protagonista é apresentado como gênero neutro.
Mass Effect: Andromeda será lançado em 2017 para PlayStation 4, Xbox One e PC.