

Conhecido por ter produzido Gears of War, Cliff Bleszinski escreveu uma carta aberta ao público pedindo pelo retorno de Phil Fish – criador de FEZ – para a indústria dos games. Fish declarou esta semana que FEZ 2 estava cancelado e que ele estava dizendo adeus ao mundo dos games, tudo devido a uma discussão entre ele e um jornalista pelo twitter, que segundo Fish, foi a gota d’água para ele.
Mas Bleszinski está sentindo falta de Fish, e em seu blog postou a carta citada, dizendo o seguinte:
“Você não deve nada a qualquer maldito jornalista de games. Nós estamos presenciando o surgimento de vários tiradores de sarro na indústria de jogos, pessoas que criam vídeos ou podcasts para colocar o dedo em feridas abertas, tudo em troca de cliques.”
“Você cria e produz grandes produtos para a comunidade gamer, algo que eu espero que você venha a continuar fazendo num futuro próximo. A indústria precisa de pessoas como você, para falar com seus corações.”
“Estou farto de jogos que parecem ser produzidos para um seleto grupo de executivos que olham e falam: ‘Ei, Call of Duty é ótimo, nós precisamos de um desses!”.
“Volte Phil, nós já estamos sentindo saudades. Talvez eu vá logo depois de você, retornando com uma pele de Adamantium.” – Resumo da carta de Blezinski para Fish.
Em minha opinião, Phil Fish é o tipo de cara que precisamos na indústria, com ideias criativas, língua solta (ele já falou que games japoneses de hoje não valem nada, e quem é que pode discordar totalmente dele?), e principalmente novos games, com novas propostas. A imprensa, como nós, devemos ajudar os desenvolvedores, e não meter os pés pelas mãos na tentativa de ganhar audiência. Não joguei FEZ, mas está em minha lista, e pelo que ouço falar mesmo que eu não goste particularmente do game quando vier a jogá-lo, ele já possui uma base de fãs instaladas, e é claro que todos devem estar esperando pela sequência, além de chateados com o cancelamentos do game. Mas quem sabe agora com o apelo de Bleszinski, Fisher não retorne?
Veja a carta completa no blog de Bleszinski.
O que você acha disso tudo e da atitude do produtor de Gears of War?