

Na mais recente atualização de desenvolvimento, Jeff Kaplan, diretor de Overwatch, explicou os motivos por trás da disponibilização da zona de testes — chamada Public Test Region (PTR), onde são experimentadas modificações antes de serem lançadas oficialmente como updates para todos os jogadores — somente na versão do shooter em primeira pessoa de PC. O desenvolver fala sobre o recurso por mais de 14 minutos no vídeo abaixo (em inglês).
De acordo com Kaplan, uma das razões principais por a zona de testes estar relegada ao PC trata-se da burocratização da Sony e Microsoft. Antes de lançar uma atualização para o PlayStation 4 ou Xbox One, é necessário que uma curadoria realize um processo de certificação de conteúdo, o que não ocorre no PC.
“No PC, rodamos na Battle.net ou na plataforma da Blizzard, que é algo que temos controle total aqui na Blizzard“, explica o diretor. “Isso significa que atualizá-lo com a frequência com que queremos é muito fácil para nós e não corremos qualquer risco em nosso próprio sistema.”
Segundo Kaplan, o tempo extra trabalhado em uma atualização no PC ajudará a longo prazo os usuários de console. “Nós usamos o tempo de PTR no PC para ajudar a passar por esse processo de certificação nos consoles. Nós não estamos prontos para estar nos consoles no momento em que estamos fazendo a experiência da zona de testes.”
Contudo, o desenvolvedor de Overwatch diz para que nós nunca dígamos nunca para a possibilidade, mas, segundo ele, será um grande desafio logístico levar o meio para os consoles, devido à certificação que se referiu antes.
Ainda na atualização de desenvolvimento, Kaplan diz que a equipe de produção do shooter está ouvindo atentamente o feedback dos usuários, tanto os positivos quanto os negativos, e a partir deles lançando patchs que ajustam o que mais solicitam. Embora o permanência do PTR na versão do jogo para computadores, usuários de PC e consoles continuarão recebendo updates ao mesmo tempo.
Para mais detalhes sobre Overwatch, você pode ler nossa análise.