Presidente Jair Bolsonaro oferece esperanças sobre a redução dos impostos em jogos eletrônicos
Um dos maiores desejos do consumidor brasileiro quando o assunto se trata de jogos eletrônicos, certamente seria a redução de valores cobrados. De forma mais específica, o jogador brasileiro anseia por um dia onde as taxas em cima de seus jogos não representem valores abusivos no mercado. Inclusive, essa limitação monetária é um dos fatores que mais impede a popularização de grandes títulos no país. Contudo, parece que até mesmo o presidente está disposto à alterar esse cenário. Visto que Jair Bolsonaro também desfruta de jogatinas particulares, talvez exista uma pequena esperança no horizonte.
Através de seu twitter, o presidente afirmou estar estudando o tema. De acordo com ele, um apelo foi realizado em seu facebook, e fez com que o mesmo analisasse esse assunto. Parece que enfim a indústria dos games caiu nas graças de um representante político que possui autonomia para alterar a discussão sobre o assunto de maneira significante.
– Após ler em meu Face o apelo do leitor Vennicios M. Teles pedindo para baixar impostos sobre jogos eletrônicos, resolvi consultar nossa equipe econômica. Atualmente o IPI varia entre 20 e 50%. Ultimamos estudos para baixá-los. O Brasil é o segundo mercado no mundo nesse setor.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 27 de julho de 2019
Mas infelizmente, nada garante que o presidente Bolsonaro arcará com essa responsabilidade. Como bem sabemos, a história por trás da redução do imposto de jogos eletrônicos se tornou quase um “conto de fadas” para o consumidor brasileiro. E isso porque, ao longo dos anos, diversas propostas foram barradas no congresso. Além disso, recentemente o mesmo debate foi levantado em uma votação na câmara, e no fim das contas, seu resultado não foi positivo.
Sendo assim, mesmo com a estimativa do presidente em cheque, nada garante que isso de fato ocorrerá. Existe todo um trâmite necessário para que isso ocorra, e que independe de fatores políticos.
Em conclusão, nos resta apenas torcer por novidades positivas e aguardarmos novas informações.
Você pode conferir mais detalhes sobre a indústria dos games clicando aqui.
Fonte: Twitter