O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, mencionou em seu twitter uma ideia sobre diminuição de impostos. Sabemos que no Brasil, esse é um assunto extremamente delicado para nós e, principalmente, injusto.
Hoje temos impostos altíssimos devido a categoria incorreta em que os games estão alocados. Ao que tudo indica, há uma vontade por parte do governo em rever esse tipo de coisa. Isso não é comum de acontecer, já que sofremos com esse impacto há muito tempo. Para quem bem lembra, a categoria de impostos de jogos de console se enquadra em jogos de azar, o que faz a alíquota ir para os campos elísios.
Alguns deputados já tentaram esse feito, mas ainda sem sucesso. Vindo do presidente do Brasil, que já criticou os games no passado, assim como pessoas de sua base, é uma grande surpresa. Acredito que Jair Bolsonaro enxergou uma grande oportunidade de trazer uma grande melhoria econômica nesse âmbito. Também pode tornar-se uma manobra estratégica para tentar trazer os gamers mais próximos, tomando uma medida altamente popular.
Confira o tweet do presidente Bolsonaro logo abaixo:
Assim sendo, o estímulo do mercado de jogos no Brasil tende a crescer exponencialmente. O que anteriormente seria um círculo vicioso, poderá virar um círculo virtuoso. Tecnologias e produtos de informática já tem um imposto melhor do que consoles e games para console. Caso haja essa mudança, teremos uma queda de preço drástica em produtos. Vale destacar que hoje, impostos sobre armas de fogo são mais baratos do que consoles.
Acredito que, de fato, se tudo isso se concretizar, a opinião das pessoas sobre o presidente não irá mudar. Porém, temos que pensar no impacto positivo que isso terá, independente se é uma medida popular ou não. Coisas que são feitas para o avanço do país, devem ser apoiadas, assim como as que trazem regresso, rechaçadas.
Enfim, o que você acha dessa situação?
Fonte: Twitter