Advertisement
Games

Children of Morta é um roguelike focado em história que mostra a importância da família | Análise

Publicado por
Advertisement
Finalizamos a saga da família Bergson no tocante Children of Morta

Children of Morta é um jogo sobre família. Nele, acompanhamos a jornada dos Bergsons, um clã destinado a proteger uma montanha sagrada. No momento em que a Corrupção chega e domina tudo, eles se unem para combater a força maligna e descobrir suas origens. Pelo caminho, eles vão revelando fraquezas e forças que, somadas, são o que tornam possível completar essa difícil missão.

Em essência, o título se trata de uma nova aposta no gênero roguelike, em que você explora um dungeon até o ponto que vence o chefe ou morre. No entanto, aqui a coisa não é tão punitiva: você sempre mantém o dinheiro e a experiência adquiridos. Em compensação, seu personagem pode ficar esgotado e ter que descansar um pouco para poder se aventurar com sua vida completa.

Ter que trocar de personagem está longe de ser uma tarefa ingrata. Cada membro dos Bergsons tem uma especialidade própria, e evoluí-los traz vantagens para todos os demais. Em intervalos de nível determinados, cada personagem destrava um poder que afeta a família inteira. Isso também ajuda na hora de evoluir figuras que foram deixadas de lado, que ficam mais poderosas mesmo quando estão em níveis mais baixos.

Evolução comunitária

As evoluções não acontecem somente nos níveis, mas também nas estruturas encontradas em sua casa. Lá, você pode usar um livro mágico para aumentar a experiência e o ouro obtidos, entre outras áreas. Também dá para usar a oficina do Tio Ben para treinar sua força, sua velocidade de movimento e a resistência.

Compensando isso, Children of Morta aposta em uma dificuldade bastante intensa em alguns momentos. Entrar em um novo dungeon significa morrer bastante, ao menos até você conseguir evoluir o suficiente. Isso pode resultar em alguns momentos de grind, mas a repetição felizmente se mantém em limites aceitáveis.

Embora mecanicamente o jogo seja interessante, não é isso que o destaca de outras opções. A desenvolvedora Dead Mage apostou pesado em criar um universo repleto de histórias. Cada morte ou conquista é marcada por um trecho da família convivendo e discutindo a Corrupção. Em contrapartida, também há momentos leves em que você simplesmente vê como eles convivem diariamente.
Incentivo à exploração

Os labirintos também estão repletos de encontros que ajudam a enriquecer esse universo. Em um momento você pode ter que proteger um filhote de lobo, que passa a fazer parte da família. Em outro, o jogador descobre um conto emocionante sobre um inventor que inventou robôs e o tratava como filhos de verdade.

Esses pequenos elementos estimulam o retorno ao combate e garantem que a repetição não é algo chato. Como você sempre descobre algo novo, acaba se esquecendo que está matando várias vezes os mesmos inimigos. No entanto, eu ainda gostaria que o salto de dificuldade entre um labirinto e o seguinte não exigisse uma adaptação tão frustrante.

Acertos e erros

Embora seja bem divertido no modo single player, Children of Morta é um título que funciona ainda melhor no multiplayer. Nesse sentido está a minha maior crítica ao game: não há como jogar online com seus amigos. Apesar de isso poder ser explicado por questões de equilíbrio, é frustrante estar reduzido à jogatina em tela dividida.

Também presenciei alguns bugs nas legendas, que eram exibidas de forma errada. E, por diversas vezes, me vi preso à área externa de labirintos ao jogar com o personagem Mark. No entanto, os problemas não foram frequentes nem graves o bastante para diminuir a qualidade do game.

Já disponível para PC, Children of Morta tem uma pixel art linda e um belo trabalho de dublagem. Juntando isso ao bom combate e à história intrigante, temos um dos melhores jogos independentes de 2019. Embora ainda não esteja disponível para consoles (o que acontece em outubro), esse sem dúvida é um game imperdível.

Advertisement
Felipe Gugelmin

Com 10 anos de experiência na área da tecnologia e dos games, é adepto da PC Master Race, mas tem nada contra consoles ou mobile, tem até amigos que são.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement