Prevenção ou censura?
China está fechando cada vez mais o cerco em relação aos jogos violentos em seu país. Se isso é uma prevenção ou uma censura vai de cada um aqui do Brasil pensar, entretanto lá, os chineses não têm muitas escolhas.
Chamado de “Healthy China 2030” pelo governo chinês, o plano de “saúde” tem como objetivo afastar jogos ditos como violentos de seus habitantes. Certamente mais voltado para crianças e adolescentes como qualquer classificação etária deveria ser respeitada ou autorizada pelos pais.
Conforme o plano, é uma maneira de melhorar a saúde mental dos jovens, inclusive, melhorando o desempenho escolar.
Não só a violência implícita nos jogos está no alvo do governo, como também, conteúdos pornográficos.
Sendo esses dois pontos, segundo o governo chinês, os responsáveis por distúrbios mentais.
Ao todo, foram disponibilizados 12 departamentos para o controle de conteúdo online e de jogos. Aliás, jogos de sorte online também está na lista dos jogos caçados.
Essa não é a primeira vez esse ano que a China está atuando na área dos jogos, anteriormente, o governo limitou o horário e o tempo de acesso que cada pessoa terá no país.
Censura


Frequentemente vemos notícias sobre a censura que ocorre na República Popular da China, ela é implementada pelos políticos do país, inclusive, vemos, atualmente, muito do que acontece em Hong Kong, que tenta se separar da China.
Além de jogos, a democracia, meios de comunicação, e diversas outras áreas em volta da China são censurados também.
Nos meios de comunicação, toda a televisão, mídia impressa, rádio, filmes, teatro, mensagens de texto, mensagens instantâneas, literatura e internet sofrem censuras feitas pelo governo chinês. Inclusive, em relação a internet, a censura chinesa é considerada a mais sofisticada do mundo. Não que isso seja algo para se vangloriar.
Enfim, o que vocês acham sobre censurar jogos? Para saber mais sobre o mundo dos games, clique aqui.
Fonte: Eurogamer