Não é brincadeira não rapaz. Uma equipe de pesquisadores da Natural Interaction Research, financiados pela Microsoft, afirma ter desenvolvido uma tecnologia de “touch 3D” potencialmente revolucionário, permitindo que os usuários sintam a superfície dos objetos exibidos na tela. Os cientistas dizem ter criado um monitor 3D multi-touch especial, com visão stereo (algo como os Oculus Rift), capaz de transmitir estas sensações.
Em uma tentativa de transmitir a sensação de diversos materiais, diferentes objetos na tela foram atribuídos com forças de force-feedback relativos a cada um deles. De acordo com resultados da Microsoft um bloco de pedra na tela “parece mais duro ao toque e exige mais força para empurrar, enquanto que algo feito de esponja é macia e fácil de empurrar.”
Os resultados foram tão bem sucedidos, dizem os pesquisadores, que com os olhos vendados cobaias foram capazes de determinar o que eles estavam tocando apenas através da sensação dedo.
“Eles não podiam ver nada, e as formas eram simples objetos”, diz o pesquisador Mike Sinclair.
“Sabíamos de antemão que objetos complicados não iriam funcionar, mas alguns dos objetos eram razoavelmente complicados de se entender. Uma pirâmide, uma cunha, um cilindro e outros por exemplo. Eu diria que estes resultados foram a maior e mais agradável surpresa do projeto.” – Mike Sinclair
Embora a aplicação desta tecnologia no mundo real possa parecer anos distante de nosso tempo, a implementação de sentidos ao toque poderia oferecer aos games novas e ousadas ideias. Atualmente, os jogos trabalham com dois sentidos: visão e som. Apesar do force feedback (vibração) que existe nos controles estar em evolução, a detecção de superfície pode ser considerada o maior dos avanços, principalmente no campo que aposta no 3D.
Enquanto o controle do PS4 acrescentou um touch pad frontal, parecido com o que existe na parte traseira do Vita, o controle do Xbox One usa “impulse triggers“, o que significa que a propagação da vibração em todo o joystick corresponde com as ações na tela.
Agora imagine se esta tecnologia chega aos desenvolvedores de Sexy Beach por exemplo. Imagine a quantidade de resíduos esses monitores terão que suportar hein? Apesar de promissora, esta tecnologia precisa ser resistente, se é que você me entende.
Comentem meus amigos, nós precisamos do seu retorno!
3 respostas
Achei a pesquisa interessante , mas para ser usada em algo relacionado à ciência. Com jogos de video games essa tecnologia ficaria estranha. Como se Kinect fosse para um jogo hardcore.