

O 99Vidas é um jogo beat’em up, baseado no podcast de mesmo nome. Talvez pelo nome não reconheça, mas é só citar games como Final Fight e/ou Golden Axe que a maioria se recorda com aquele sentimento saudosista, desse estilo de game.
O projeto começou quando Marivaldo Cabral dono da produtora QUByte e fã do podcast, pensou em uma parceria com equipe do 99Vidas para a produção de um jogo totalmente do zero. Apesar de já terem recebido propostas de outras produtoras, a QUByte foi a única a convencer a equipe. A ideia era criar um jogo que se sustentasse, independente do nome 99Vidas, para aqueles que nunca ouviram falar do programa, mas sem deixar de lado os fãs. A preocupação com a identidade do jogo era tanta que Bruno Carvalho, um dos participantes do podcast trabalhou ativamente como designer durante a produção do game.
A ideia primeiramente era trazer o jogo ‘versão base” para PC e Mac, mas com a ajuda da QUByte e dos fãs que financiaram o jogo – numa campanha Catarse – o game passou para versões mobiles, consoles portáteis além de receber aprovação para a venda na PSN e Xbox Live.
O sucesso se deve ao reconhecimento do trabalho no podcast 99Vidas, além do incentivo inteligente feito pelos desenvolvedores. Os colaboradores do Catarse tiveram acesso a vários conteúdos exclusivos, desde acesso ao jogo antecipado, versão física, nomes nos créditos, camisetas exclusivas e até a chance de tornar um dos colaboradores, um personagem jogável, e outros em NPCs.
Toda a arte do jogo possui referências aos podcasters e aos episódios, que vão desde frases nas paredes até falas gravadas individualmente por cada participante, e melhor, o jogo tem a cara das terras tupiniquins. A trilha sonora é totalmente baseada em músicas com estilo nacional e típicas da terra natal dos personagens, mas com algumas pequenas edições para o encaixe num game 16 bits.
Claro que apenas isso não estava de bom tamanho para o 99Vidas. Além de poder jogar com dois players no mesmo teclado ou em controles logo na demo, a versão final promete um modo online para 4 jogadores simultâneos; é a melhor combinação da nostalgia dos jogos antigos com a modernidade da tecnologia atual. Não esperem um jogo Beat’ em up com a jogabilidade ultrapassada, de antigo é apenas o estilo de jogo, ou melhor… Antigo não, nostálgico!
Conheça os personagens:
Juras (Jurandir Filho)

Fã de carteirinha do Rei Leão da Disney e… bom… isso explica o adorno felino. Seu golpe especial é um grande leão que ataca os inimigos. Além disso, é um amante da fina arte da pescaria e, como tal, seu elemento é a Água.
Izzy Nobre

Fã de Mario e de todo tipo de gadget eletrônico. Anda por aí de macacão e, como vive com a cara enfiada em alguma tela, depende muito da eletricidade, seu elemento – Não poderia ser diferente!
Também estarão disponíveis pelo menos mais dois personagens jogáveis:


Evandro de Freitas e Bruno Carvalho, cada um com suas características e excentricidades.
Além dos principais personagens ainda terão outros para versão final do game, entre eles um dos contribuintes que ganhou seu personagem jogável no game, e as esposas dos personagens, que estão sendo produzidas com a mesma qualidade de detalhes dos personagens principais.
Cenários:
“Os cenários fazem sempre menção de alguma maneira ao podcast 99vidas e serão facilmente reconhecidos pelos ouvintes e fãs da turma. Mas isso não quer dizer que quem não conhece não vá curtir. Tem muita referência legal e muita coisa original espalhada pelo jogo. Alguns exemplos são a famosa locadora de jogos da Dona Graça e as pichações “COMIDINHAAASSS! Comidinhas…”, entendedores entenderão.”


Teste o game!
O jogo tem seu lançamento esperado para julho deste ano. Já foi candidato a premiação da BGA como melhor jogo brasileiro. E para quem ficou curioso, a versão de demo está disponível para o download na página oficial do game.