Considerado o maior evento acadêmico de games da América Latina
Neste feriadão ocorreu a SBGames 2017, possivelmente, o maior evento acadêmico da América Latina na área de games e tudo que diz respeito a entretenimento digital. O evento, que ocorre anualmente, faz 16 anos nesta última edição e foi realizado na cidade de Curitiba. E o Combo Infinito marcou presença para trazer um pouco do que rolou no evento para vocês.
Encontrava-se diversas amostras de arte pelos corredores
No evento havia grande diversidade de games indies para o público experimentar, alguns com uma pegada mais clássica e artística (old bits), uma boa parcela deles voltada para a realidade virtual e mobile, e um que me chamou bastante a atenção por usar apenas áudio (categoria também conhecida como “áudio games“), onde você é envolto por um áudio binaural e a sua imaginação é o limite para o que seus olhos podem ver.
Foi muito bacana ver aquela proximidade e humildade do desenvolvedor para com o público, seja para falar a respeito dos desafios no desenvolvimento do projeto, como para receber críticas da galera. Coisas que só os desenvolvedores indies nos proporcionam.
As palestras foram um dos diferenciais do evento

Por se tratar de um evento acadêmico, na SBGames encontramos workshops, amostras de artes, além de mesas redondas e palestras com desenvolvedores o que é de grande importância para futuros e atuais desenvolvedores. Uma das frases que escutei em uma das palestras foi semelhante a esta:
“É melhor ter um projeto pequeno e de simples execução, a uma ideia grandiosa e de execução complexa. Porque sempre haverão problemas, e quanto mais puder reduzi-los melhor. No final, o que vai fazer seu game ter sucesso é mais a sua persistência do que todo o resto que possa fazer ou pensar”.
Também houveram muitas premiações para os games presentes no evento
Abaixo você pode conferir os vencedores em suas respectivas categorias:
Melhor Jogo de Outras Plataformas:
Teseu Jogo de Tabuleiro – G10 Boardgames
Melhor Áudio:
Galaxy of Pen & Paper – Behold Studios
Melhor Tecnologia:
Distortions – Among Giants
Melhor Narrativa:
Angest – Black River Studios
Melhor Visual:
Esquadrão 51 – Loomiarts
Melhor Design:
Roguemance – Lucas Molina
Melhor Serious Game:
Rango Cards – Firasoft
Melhor Jogo VR:
Angest – Black River Studios
Melhor Jogo de Estudantes:
Wild Glory – Laboratorio de Jogos Eletronicos da PUCPR
Melhor Jogo:
Imprensa: No Place for Bravery – Glitch Factory
Desenvolvedores: Necrosphere – Cat Nigiri
Popular: Necrosphere – Cat Nigiri
Juri Técnico: Galaxy of Pen and Paper – Behold Studios
Infelizmente o jogo que mais me chamou a atenção, Valgard da Revolver Game Studio, não foi vencedor em nenhuma das categorias.
https://www.youtube.com/watch?v=NPiz4_F8Z1k
Fonte: SBGames