

Após o estrondoso sucesso de Overwatch, estamos presenciando uma nova era onde os shooters MOBA têm tomado a posse dos holofotes, e não só do público, mas também de grandes times que vem surgindo dentro do cenário de E-Sport. Mas além do famigerado game da Blizzard, temos do outro lado um promissor título produzido pela Hi-Rez Studios, e que está marcando presença não só nos PC’s, mas também nos consoles.
Estamos falando de Paladins, game ao estilo MOBA cuja versão para os consoles se tornou ativa no ano passado – no dia 16 de Setembro – e que atualmente está em fase Beta, com versões disponíveis para PS4 e Xbox One. Não é a toa que o game da Blizzard pode ser facilmente tido como o precursor que gerou o título feito pela Hi-Rez, mas a realidade nos revela que o mesmo é quem foi o predecessor deste novo estilo de jogo em ascensão. Paladins: Champions of the Realm trás consigo um ambiente bastante familiar ao de Team Fortress, mas sua premissa apresenta uma mistura de elementos do estilo shooter habitual, com o uso de itens e cards customizáveis e que influenciam na performance de cada personagem selecionado pelo jogador.


Apesar de pouco visado, o game já acumula diversos campeonatos ao redor do globo e inclusive já possui um circuito brasileiro de profissionais, denominado Brazil Paladins League, e que dá direito ao time campeão de disputar o Campeonato Mundial de Paladins, realizado anualmente.
O game possui um aspecto técnico agradável, com jogabilidade “fácil de aprender, mas difícil de dominar“, que faz com que o jogador passe algumas horas desvendando as melhores táticas para se adaptar a cada estilo de jogo de cada um dos personagens. O game conta com a divisão dos campeões por classes, sendo elas: Dano, Tanque, Suporte e Flanco.


Os personagens com função de “Dano”, fazem justamente o que o nome sugere – quem diria – e são os pilares da força bruta do time, apesar de sofrerem com a falta de defesa e os baixos níveis de vida. Campeões “Tanque” tem como base níveis elevados de saúde e armadura, e servem como barricada para cobrir o dano vindo da equipe inimiga. Os “Suportes” do game, funcionam basicamente para manter a regeneração de saúde do time, e por vezes fornecer algumas alternativas para quebrar o avanço da equipe inimiga, e por fim, os campeões de “Flanco” são personagens mais ágeis, cujas habilidades proporcionam jogadas mais estratégicas e que fornecem alternativas para ataques frontais.
Cada time é composto por 5 jogadores, não necessariamente sendo especificada a necessidade de se ter um campeão de cada tipo na equipe – apesar de ser o mais indicado, e até mesmo o mais viável em prol da versatilidade no campo de batalha. Cada campeão do game possui habilidades únicas, e que podem ser úteis tanto na hora dos confrontos, quanto em ocasionais retiradas. Atualmente, os modos de jogo constam nos seguintes:
- Cerco: Onde os jogadores lutam para capturar um objetivo centrado no mapa.
- Escolta: Os jogadores terão de tentar escoltar uma carroça pelo mapa, afim de atingir a maior distância possível dentro do tempo estipulado. A equipe que conseguir a maior distância leva a vitória, e caso uma equipe consiga levar a carroça por todo o percurso, resulta na queda da duração da rodada de seus adversários.
- Jogador vs Ambiente: Um modo insano onde uma equipe enfrenta 5 Bots, sendo 4 deles Tanques e um Suporte. É um modo que oferece dificuldade devido às habilidades dos Bots resultarem em danos quase fatais para os jogadores.
Existe também a possibilidade de jogar uma partida onde os modos Cerco e Escolta se misturam, e cada equipe deve tentar controlar o ponto central do Mapa e seguir acompanhando a carroça que surge.


O game é uma ótima pedida tanto para jogadores casuais quanto àqueles que já possuem experiência com tiroteio frenético e habilidades sendo conjuradas em toda tela. Indico-o à todos que estiverem a disposição de jogar essa curiosa mistura entre o habitual Team Fortress e Smite – e o melhor de tudo, é totalmente gratuito, lembrando que para os usuários do Xbox One é necessário se cadastrar para receber a chave da atual fase Beta.