

Se você viu Rogue One, o primeiro spinoff da saga Star Wars, sabe que o começo do filme é bem diferente de todos os outros longas da franquia, o que gera um certo impacto no expectador. Um dos elementos mais icônicos da série, a abertura com os letreiros subindo contando a história que veio anteriormente aos fatos do filme, simplesmente não existe. Eis que ninguém melhor que Dan Perri, o criador daquela famosa abertura, possa falar sobre o assunto. E ele não pegou nada leve.
“Francamente, foi o grandioso erro, porque aquela imagem é tão icônica e tão importante para milhões de fãs. Eu não poderia imaginar que o filme começaria sem aquilo. Foi uma tolice.”
A presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy explicou antes do lançamento de Rogue One, que o filme iria por caminhos diferentes, em partes por se tratar de um filme que conta “histórias” de Star Wars e não é um filme da linha principal. Essa é uma das razões daquela abertura icônica ter sido deixada de lado. Ela também sugeriu que os próximos spinoffs, incluindo o filme que chegará em 2018 contando histórias da vida de Han Solo, também não trará a habitual abertura.
Um fato curioso é que Dan Perri não viu nenhum outro filme da série Star Wars, além do primeiro deles (o IV). Ele disse o seguinte para o The Hollywood Reporter:
“Existem muitas outras coisas para fazer e muitos outros filmes para assistir.”
A entrevista completa é bastante interessante. Perri diz ter trabalhado naquela abertura por muito tempo, até que George Lucas eventualmente aprovou a sequência de letreiros no último minuto.
“Eu não tinha ideia do que ele estava fazendo, então pra mim era apenas um filme estúpido com tema espacial. Eu não sabia nada e não pensava nada sobre o filme. Tudo que eu mostrava pra ele, ele não gostava. Então eu constantemente levava novas ideias, e ele me dizia para assistir a certos filmes.”
“Ele aceitou, finalmente, e eles fizeram os cortes. Na época, faltava apenas um mês para o lançamento do filme. No dia que eu entreguei, foi um grande alívio sair de lá sabendo: ‘Nossa, finalmente acabou’.
Todos os filmes da série Star Wars começaram, então, usando aquela abertura, até que em 2008 a animação Star Wars: Guerra dos Clones quebrou o protocolo e não trouxe a famosa abertura. Como não era um filme realmente e sim uma animação, não houve essa comoção em torno do fato como há agora com Rogue One.
Mas sinceramente, foi um baque no início não ter a abertura, mas também serviu para nos preparar para um filme que poderia ser bem diferente, que no final das contas se provou um verdadeiro Star Wars.
Leia a nossa crítica de Rogue One clicando aqui!
Fonte: The Hollywood Reporter