Boruto está apelando para outro lado de Sarada?
Quase um ano após as primeiras reações sobre o design dos personagens femininos de Boruto: Naruto Next Generations, o artista responsável finalmente se pronunciou à respeito. Em entrevista à Lucca Comics and Games, Mikio Ikemoto, acompanhado nada mais nada menos do editor chefe da Shonen Jump, Hiroyuki Nakano e também do Sr. Taguchi, seu editor pessoal, Ikemoto admitiu ter ido muito longe ao criar o design de Sarada Uchiha no mangá. Contudo, o artista deixou claro que o criador de Naruto, Masashi Kishimoto, deu a ele total liberdade para esta criação. Mas que mesmo assim “exagerou um pouco demais“. Sobretudo no que diz respeito a sexualização da personagem.
Iniciei o texto expondo que o debate já é antigo, pois de fato é. Para quem não está acompanhando a saga, logo nas suas primeiras edições, os fãs já mostravam descontentamento com a maneira em que as personagens eram apresentadas. Dois motivos básicos geraram esta revolta. O fato de Sarada e suas amigas serem apenas crianças, e o fato do público de Naruto, que já é fiel à série há tantos anos, estarem esperando um foco nos poderes das personagens, uma vez que são filhas de grandes ninjas que o público já conhece muito bem. Assim, a filha de Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, já teria destaque suficiente simplesmente por ser quem é.
Mudança no visual
As publicações atuais de Boruto já contam com desenhos muito menos sexualizados, bem diferente da capa do volume 19, que explodiu no mesmo período do ano passado, trazendo o ponto mais alto desta discussão até agora. Neste volume, Sarada e Sumire aparecem em uma posição considerada inadequada, com vestidos bem curtos e um salto alto que convenhamos, não parece nada usual para alguém que pretende entrar em batalha. Se o olhar for ainda mais crítico, até mesmo os rostos das personagens parecem sugestivos e com uma sensualidade desnecessária. Mas claro que também há um exagero bem grande na maior parte das críticas. Afinal, tudo foi uma escolha artística do artista em questão.


Eu acompanho a série e também acho que houve erro na retratação das personagens. Levando em conta a pouca comunicação que estes artistas normalmente mantém, foi interessante admitirem o erro. O mangá começou em 9 de maio de 2016. Ele retratava acontecimentos do filme que foi lançado bem antes, em 7 de agosto de 2015. No filme o design de Sarada está totalmente aceitável e dentro dos padrões. Mas por algum motivo, este mesmo período foi retratado de maneira apelativa no mangá. Veja abaixo uma arte oficial do design do filme.

