Tomunobu Itagaki está trabalhando atualmente em Devil’s Third – jogo que esquecemos o nome no último Hitcast – e também foi criador da série de jogos de lutas com garotas de pouca roupa jogando vôlei, Dead or Alive. A franquia é conhecida por dois motivos: Mecânicas muito boas pra um jogo de luta 3D e peitos balançando. Principalmente pelo último motivo, diga-se de passagem.
O foco no erotismo é a grande razão de Itagaki dizer duras palavras para o cenário atual de Dead or Alive, que como todos sabemos, não está mais sobre sua supervisão. Em uma recente entrevista, segundo a Eurogamer, Itagaki diz que o Team Ninja está tentando “tirar o dinheiro dos jogadores mais leais” da série ao focar em conteúdos eróticos. Ele ainda vai além, dizendo que isso é nojento!
“Todos somos um pouco pervertidos, eu sou um pouco. Foi por essa razão que criei Dead or Alive Xtreme, para atender as pessoas que queriam algo mais casual e sensual, mas ao mesmo tempo mantinha esse tom separado do jogo de luta que é Dead or Alive. O jogo agora é um desastre.”
Não consigo tomar um lado nesta história, já que o conteúdo erótico no jogo de luta não me incomoda e seria estranho se isso acontecer com alguém na verdade, já que as mecânicas de luta que fazem de DOA um bom jogo continuam lá. Personagens femininas com atributos bem distribuídos existem em todos os jogos e a única diferença é que em Dead or Alive a maioria é mulher.
E é engraçado ver Itagaki “reclamando” do erotismo se a imagem mais conhecida de seu próximo jogo, Devil’s Third, que chegará para o Wii U possui uma bela bunda. E veja bem, eu não estou reclamando ;). Olha só:

O próximo Dead or Alive será a versão definitiva de Dead or Alive 5, chamada “Last Round” e chegará em fevereiro.
E aí, quem tem razão nessa história: Itagaki, o time de desenvolvimento ou este que vos escreve?
11 respostas
Apelo erótico? Imagina…
“Dead or Alive”…achei que fosse “Tits or Butts”…xD
Eh, mas tbem foram os fãs q pediram para continuar mantendo e aumentando o conteúdo erótico dos games da franquia, principalmente esse 5
mano, que loucura!! como el pôde dizer uma sandice dessa.
Mas infelizmente incomoda e o apelo erótico de DOA Xtreme fez as edições de luta perderem MUITA credibilidade no cenário competitivo dos jogos de luta. Infelizmente as pessoas julgam DOA pelo apelo erótico (a resposta do colega Edvaldo Sbrissa é um reflexo) e incrível que fazem isso até mesmo sem ter jogado uma edição que seja ou tendo jogado apenas o DOA 2, que foi o DOA lançado incompleto por causa de uma sabotagem que fizeram com Itagaki na época. Mesmo tendo jogado outro DOA, focaram a cabeça nas edições Xtreme. Tudo uma questão de conveniência e estereótipo.
Mas a realidade é que se você se livrar dos estereótipos e focar no gameplay, verá que DOA não é muito diferente dos bajulados Tekken e Soul Calibur.
No entanto, Itagaki não pode falar nada, já que apesar da razão de ele separar o erotismo de DOA nas edições praianas, foi isso que ferrou a imagem das edições de luta, como eu já disse.
Se ele queria tanto um jogo pervertido, podia usar da grande criatividade que tinha – e ainda tem – em não envolver DOA nisso, mesmo que em edições praianas.
Concordo com vc acho q eles deviam se focar mais nas lutas e jogabilidade do q no apelo sexual eu nunca joguei o jogo mas to curioso pra saber como ele e
Cara, eu gosto bastante de DoA, e jogo todos desde o 2 – lá da época do DreamCast.
O que posso dizer? As vezes, vc deixa de levar DoA tão a sério quanto se deveria, por causa dessa “distração” do erotismo explícito nas meninas.
Poderia ser algo presente no jogo, como sempre foi nos primórdios da série, mas não precisa tacar peitos na cara dos jogadores, como parece estar sendo cada vez mais “acentuado”, pois isso vai ter sim um efeito negativo sobre a imagem do game – por mais bem feito e polido que seja seu sistema de combate.
Enquanto a Team Ninja tentar distinguir DoA MAIS pelo visual do que pelo gameplay, dificilmente haverá espaço para o jogo no cenário competitivo. E isso é uma pena.
Lord_FAP -q
Olha esse nome LOL
Haha, falando em estereótipos e pre-conceito, olha só…
Esse nick é uma brincadeira com as iniciais do meu nome 😉
E, assim, rapaz, DOA se distingue muito pelo gameplay, mas ele se distingue mais pelo dinamismo. Em termos de gameplay o jogo já vem completo ou com uma ou duas falhas que eles corrigem com o tempo.
O que (Ultimate) Marvel VS Capcom 3 tem de diferencial além do sistema quebradíssimo? E todo mundo leva esse lixo a sério. É como eu digo: questão de estereótipo. DOA apela para o visual, mas isso porque o básico, que é o gameplay e o dinamismo, o jogo já tem. Só resta às pessoas serem mais mente aberta e se livrarem de estereótipos e conveniências, mas sabemos que infelizmente isso nunca acontecerá
Então A.N.A, não concordo com você que seja questão do estereótipo que as pessoas fazem ao julgar o jogo pelas aparências. Acho que essa aparência extravagantemente erótica é totalmente proposital, e é exatamente isso que prejudica o jogo.
Acho meio que desproporcional jogar a culpa apenas nos jogadores que não dão espaço pro jogo no cenário competitivo.
Como o amigo João Neves comentou, a própria base de fans requisita um erotismo cada vez maior, e os produtores atendem cada vez mais – e agente sabe o por que né?
Quanto a qualidade que o DoA tem, com todo o seu dinamismo, sua personalidade própria isso é indiscutível sem dúvida.
DoA é sim um bom jogo de luta, como muitos.
Ressalto que, junto com tudo isso, minha opinião é de que a culpa é tanto da massiva base de fans quanto dos produtores do jogo.