Sim meus amigos, mais uma vez estamos aqui pra falar de Phill Fish e não é com tom de brincadeira, pois o assunto é muito sério. Desde que os indies tornaram-se um dos grandes focos da indústria dos games, eles passaram a ter um assédio e cobranças de grandes empresas. Porém, produtoras como a Polytron, do grande Phil Fish, não possui um porte muito grande e a comunidade gamer acaba atacando demais por muito pouco. Phil Fish, que para muitos é um cara que reclama de tudo, porém o vejo como alguém sincero e que diz o que pensa, é uma das celebridades indies que mais discute com os jogadores e consumidores de seu trabalho, principalmente pelo twitter.
Entretanto, quando se diz o que pensa é preciso saber lidar com quem não concorda com sua opinião. Fish tem sérios problemas com isso e de tanto discutir com seus “fãs” no twitter, acabou sendo atacado por um grupo de hackers que invadiu sua conta pessoal da rede, dados pessoais do desenvolvedor e dados da conta do PayPal e bancários da Polytron. Ao conseguir restabelecer o acesso a sua conta na rede social, Phil Fish deu a seguinte notícia:
“Gostaria de anunciar que a Polytron e os direitos sobre FEZ estão à venda. Todas as ofertas razoáveis serão avaliadas. Estou farto, quero sair,” – Phill Fish, pelo twitter.
Phil Fish – um cara incompreendido? Alguém sem paciência? Você decide.
Normalmente nós incorporamos a publicação do twitter dentro da notícia, porém Fish fechou sua conta na rede social logo após ter anunciado que está vendendo os direitos do game e de sua empresa. Ele também fechou o site oficial da Polytron, ficando agora os fãs de FEZ à espera da venda da empresa ou daquilo que vinha se desenhando há algum tempo: nada de FEZ 2.
Acredito que desde que ele mencionou primeira vez que nunca faria FEZ 2,Fish já estava de saco cheio de ter que dar satisfação pras pessoas sobre seu trabalho. Ele é um cara complexo, que reclama das pessoas comprarem seus games em promoções e não leva desaforo pra casa quando alguém o ataca. Se ele tivesse prestado mais atenção no que a comunidade gamer queria – e quer – dele, ao invés de dar moral pra quem não gostou do que ele criou, talvez teríamos visto um produtor indie alcançar o status de grande desenvolvedor em poucos anos. Acredite, pelo que ele fez em FEZ e pelo que grandes desenvolvedores como o criador de Gears of War falam dele, Phil Fish é um grande nome que pode estar deixando o cenário gamer mundial.
E ataques hackers começam a ficar frequentes, com a PSN sendo novamente atacada e até mesmo a Xbox Live. E nem desenvolvedor indie está livre disso.
Obs: Apenas para quem se importa com os termos, quem invade um sistema não é um HACKER, mas sim um CRACKER. Utilizamos a palavra Hacker pois é mais comum e as pessoas entendem mais facilmente.
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.