

Hironobu Sakaguchi disse em uma entrevista que odeia sequências e deu detalhes como trabalhava na série Final Fantasy para que essa possibilidade nunca acontecesse. No entanto, sabemos muito bem que quando ele saiu da Square as coisas mudaram bastante por lá e tivemos sequências diretas dos jogos de RPG de maior nome da empresa.
Mesmo assim, Sakaguchi deu seus motivos dizendo que “É por isso que todos os Final Fantasy tinham uma nova lista de personagens, nova história e um sistema diferente”. Se prestarmos atenção, nenhum jogo da franquia que foi dirigido por ele teve uma sequência direta.
Segundo o diretor nipônico, este ideal faz com que a equipe de desenvolvimento dê o máximo em cada novo jogo, não deixando margens para uma sequência.
A nossa promessa para nós mesmos é que em cada jogo que criamos, vamos dar o nosso máximo de modo a que não exista uma lista de vistos para ser continuada.” – Sakaguchi
Esse pensamento fez a série Final Fantasy estar no topo durante muitos anos e gerações, justamente por ser um jogo novo em cada nova entrada. Hoje em dia estamos vendo como é difícil disso acontecer, já que para as produtoras é mais fácil dar continuidade em uma ideia, reaproveitar um mundo e seus personagens do que começar do zero. Obviamente vai além de apenas pensar que é uma falta de cuidado, já que os custos de produção de um jogo hoje são muito diferentes de antigamente. Então, reaproveitar elementos de um projeto e dar qualidade à eles é o que mais interessa.
Veja também:
Criador de Final Fantasy revela trailer de “Cry On”, jogo que havia sido cancelado
Hitcast 32 – O um é bom, mas o 2 é péssimo!
De todo modo, é interessante ver a ideia de Sakaguchi, principalmente porque ele é um dos nomes mais importantes da indústria, tanto que ele recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award do GDC Awards. Ou seja, é melhor prestar atenção no que ele está dizendo.