

A Microsoft é rainha em dar bola fora. Basta ver o que aconteceu com o Xbox One até agora. Mas também quando ela acerta, ela acerta de verdade. Como quem anuncia aquele atacante procurado por todos os clubes, por sua ginga e habilidade de fazer gols, a casa do tio Bill anunciou hoje que assinou com nada mais nada menos, que Jason Holtman.
Holtman é um ex-advogado que liderou os negócios da plataforma Steam da Valve por 8 anos, antes de sair da empresa em fevereiro deste ano. Simplesmente o cara é um dos responsáveis por transformar o Steam no que ele é hoje, a principal plataforma de vendas de jogos digitais do mundo.
Em sua primeira entrevista sobre sua nova casa, falando ao site Gameindustry, frisou que “o foco é transformar o Windows numa grande plataforma para games e entretenimento interativo”.
Ele não quis falar de sua saída da Valve, que na época ficou no ar o porquê da empresa mandar ele e outros cabeças da companhia embora. Ao que tudo indica foi para cortar custos, mas mesmo assim ele apenas quis falar da Microsoft.
“Eu acho que existem muitas chances da Microsoft desenvolver games e entretenimento exatamente da maneira que os consumidores querem, e podemos trabalhar juntos com as produtoras para fazer isto acontecer, e é por isso que estou muito empolgado de fazer parte dessa empresa.” – Jason Holtman, ex Valve e atual executivo da Microsoft.
Holtman troca de casa, num momento em que a Valve e a Microsoft estão mais distantes uma da outra. O Presidente da Valve, Gabe Newell virou o nariz para o Windows 8, dizendo que era uma “total catástrofe”, e começou a criar compatibilidade do Steam com o Linux. Gabe talvez tenha razão, pois eu particularmente acho o Windows 8 horroroso.
A Microsoft no entanto começa a focar seus esforços para manter o Windows em foco quando o assunto são os games, tanto que ela anunciou que o controle do Xbox One será compatível com os PCs a partir do ano que vem.
Essa história pode render muito para a Microsoft, até porque com todos os planos que ela tinha com o Xbox One no que diz respeito às vendas digitais, pode ser que apareça um concorrente de peso para o Steam, ou até mesmo um serviço muito semelhante para o Xbox One. Mas tudo não passa de especulação deste editor, que mesmo assim quer saber a opinião de vocês.
E aí, a Microsoft acertou dessa vez?