Advertisement

Crítica | Death Note da Netflix – O que vale e não vale a pena no filme

Publicado por
Advertisement

Este artigo é um oferecimento de DDTank Brasil. Para conhecer ou jogar o game gratuitamente, clique aqui!

O que é uma adaptação boa para o cinema? Por muitas vezes nos pegamos julgando o que é ou não é uma obra adaptada. O cinema busca inspiração em diversas fontes, como livros, quadrinhos e até mesmo os mangás. Adaptar algo em um filme quer dizer que necessariamente há total liberdade para desvirtuar a ideia original ou precisa ser algo próximo da obra que o filme se inspira?

Essa é uma questão que provavelmente não exista resposta. Tudo gira em torno da qualidade final do filme, que precisa se posicionar efetivamente sobre que público ele pretende agradar e alcançar: os fãs ou o público geral. Death Note da Netflix parecia desde o começo não ligar muito pra quem viu o anime ou leu o mangá, mas foram essas pessoas que de tanto falar do filme nas redes sociais, atiçaram a curiosidade do público geral para um longa do serviço de streaming, algo que não lembro de ter visto acontecer com nenhum outro filme. Até agora, todo mundo falava apenas das séries da Netflix e, pelo bem e pelo mal, finalmente a plataforma consegue chamar a atenção para um filme. Ou seja, missão cumprida.

Onde Death Note da Netflix acerta?

Sabendo que a ideia de Death Note da Netflix poderia não ser a história original do manga e anime em um filme, algo que as produções cinematográficas japonesas da Warner fazem muito bem, cheguei a conclusão que Death Note da Netflix é uma boa forma de quem nunca ouviu falar ou nunca se interessou pela história, de finalmente entrar neste universo. Conseguiram transformar o complexo e inteligente roteiro original em algo mais fácil de entender, o que com certeza não agradará nem um pouco quem já conhece a história, mas facilita para o público geral.

Apesar de ter os nomes dos personagens que já conhecemos, Death Note da Netflix é uma espécie de universo paralelo do mangá e anime, e mesmo que Ryuk não tenha a mesma personalidade que tinha antes, se transformando em um demônio que manipula o usuário do caderno, a parte visual do personagem e a atuação de Willem Dafoe ficaram ótimas. A corajosa ideia de trazer um L negro, totalmente diferente do que vemos na obra original, acaba se mostrando legal pela interpretação do ator Lakeith Stanfield, que fez bem suas pesquisas e incorporou o personagem de uma maneira convincente, até que o roteiro começou a acabar com tudo que ele construiu e o transformou em uma pessoa desesperada que executa ações e pensa depois.

Onde Death Note da Netflix erra?

Light não é, nem de longe, um personagem interessante como na obra original e talvez a desculpa pra que ele seja tão diferente é que, teoricamente, não se tratava do mesmo personagem do mangá. Light Turner pode ser considerado um alguém completamente diferente de Light Yagami. Yagami é estrategista, inteligente, frio, calculista, mais perigoso que o próprio Shinigami. Essa característica do personagem principal é o que faz Death Note ser tão cultuado, trazendo ao espectador a visão do vilão e é uma pena que o filme da Netflix tenha procurado uma maneira mais simples de representar o portador do caderno. É decepcionante saber que quem não viu o mangá ou anime, possa acabar não conhecendo o brilhantismo que há por trás dos personagens originais, a real importância de Death Note e tenha em mente algo mais simples na cabeça, com personagens menos interessantes que o filme apresenta.

O roteiro é mediano, usa bem algumas questões e ideias criadas no mangá e anime, mas escorrega feio demais em outras ideias mais simples, em busca novamente de facilitar as coisas para o espectador. O filme traz 95 regras e faz uso de umas 5 pra guiar o seu roteiro, dando a entender que qualquer coisa estranha que viesse a acontecer, teria a desculpa de que estava escrito nas regras. As regas são tão importantes quanto os pensamentos e atitudes dos personagens, pois como em qualquer jogo, elas ditam o que cada lado da história poderá fazer para sair vencedora. Mas em Death Note da Netflix elas soam como uma desculpa para fazer bobagens no roteiro.

Vale a pena?

Quem já viu o anime, mangá e os filmes japoneses, tem mais uma obra pra continuar lembrando o quanto a história de Death Note é incrível. Mas não terá reviravoltas mirabolantes, ideias inteligentes, personagens marcantes. Para estas pessoas, vale pela curiosidade e pelo exagero positivo das mortes, que ficaram realmente boas.

Para quem nunca ouviu falar de Death Note, tem agora na Netflix, a oportunidade de conhecer o universo, se familiarizar com o caderno e os Shinigamis, mas não pode parar por aí. É necessário ir além e aproveitar a própria Netflix para assistir o anime (que também está disponível no serviço) e entender o motivo de existir um filme sobre a obra e também ver com os próprios olhos como Death Note da Netflix é um filme medíocre, que não chega aos pés do que a obra original e seus filmes representam. Mas se este é o preço que se paga para apresentar Death Note para um público maior, que seja.


Advertisement
Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement