Advertisement

Crítica: Invocação do Mal 2 – Haja Coração

Publicado por
Advertisement

Em 2013 o filme intitulado The Conjuring (Invocação do Mal no Brasil) contava as investigações do casal Warren, dois americanos que ficaram famosos por ajudar as pessoas que estavam sofrendo com algum tipo de evento paranormal.

O filme, baseado em fatos reais, mostrou, pela primeira vez, alguns dos casos mais diabólicos, que foram capa de revistas e jornais, alguns até sendo comentados nos programas de TV da época. James Wan foi responsável por dirigir o longa e com atuações brilhantes de Vera Farmiga e Patrick Wilson, interpretando os detetives paranormais, obteve um sucesso interessante, o qual gerou um spinoff da boneca horripilante Anabelle e uma sequência, a qual se trata essa crítica.

Eles estão de Volta

Invocação do Mal 2 traz novamente o casal Ed e Lorraine Warren investigando, o que o filme nos revela, um dos casos mais tensos que eles trabalharam. Também baseado em fatos reais, os eventos desse longa acontecem em Londres, num bairro humilde, onde uma família está sendo atormentada por algum espírito maligno.

A trama desenrola de uma maneira tão natural, que você pouco se cansa de ficar sentado por pouco mais de 2 horas (muitos filmes de super-heróis são menores e não conseguem impor um ritmo regular).

Se as atuações de Wilson e Farmiga foram boas no primeiro longa da saga, nesse segundo a evolução é incrível e a conexão que havia entre eles parece ter ficado ainda mais forte. Você consegue se conectar com o casal, sentir a emoção, a tristeza, as dificuldades e a raiva o tempo inteiro. Seria injusto citar apenas os dois como ponto alto do filme, mas todos os atores do núcleo principal tiveram performances de alto nível e contribuíram para o filme ter momentos memoráveis.

Não é o susto pelo susto

Muitos filmes de terror se prendem a querer assustar o espectador a todo momento, sem ao menos explicar conceitos e regras daquele cenário, mas isso não acontece aqui, ou seja, mais um mérito importante de Invocação do Mal 2. As cenas de terror tem um papel importante para a evolução tanto da história, quanto dos personagens.

O diretor, novamente James Wan, fez um trabalho ainda melhor com a adaptação da narrativa e o clima de terror tenebroso causado pelos eventos paranormais. Poucas vezes um filme desse gênero me fez grudar na cadeira e Invocação do Mal 2 conseguiu essa proeza…2 vezes.

Não só pelo clima horrendo imposto pelos acontecimentos, mas nesse mesmo filme você consegue encontrar sentimentos como, compaixão, dó, catarse, intriga e momentos de satisfação, que apenas com atores bons poderiam ser bem sucedidas. As conexões entre as cenas de diferentes gêneros são feitas de maneira muito eficiente, deixando o espectador sempre alerta, mas sempre conectado e emocionado com aquele caso.

Como em todo filme de terror que se preze, a fluidez e encaixe da trilha sonora é um elemento importantíssimo. Ora Elvis, ora uma música incidental que te arrepia até os últimos fios de cabelo, contribuem para o clima bacana que o filme prega, sendo que o diretor parece controlar muito bem a hora de trazer toda essa vibe tensa ou mais emotiva.

O Conjunto da obra é terrível, no melhor sentido

Se já não bastasse ter atuações ótimas, música muito bem encaixada e história coesa e contada de uma maneira incrível, os efeitos especiais te deixam de colado na cadeira (Sério, se tem marca-passo, prive-se). Não estou exagerando quando digo que talvez seja a melhor produção de filme de terror no quesito de figurino, maquiagem e efeito especial, aliado a boas tomadas de câmeras, o que deixa tudo muito mais amedrontador.

Outro elemento importante nesse conjunto todo é que, no final, eles mostram muitos materiais que foram utilizados para adaptar o filme – imagens de jornais e revistas da época, áudios dos trabalhos e fotos do casal e dos envolvidos nos casos.

Concluindo, Invocação do Mal 2 é um dos melhores filmes de terror que já vi e com certeza uma referência para as próximas produções do gênero. Termino essa crítica fazendo uma analogia que cabe perfeitamente para o caso “Assistir Invocação do Mal 2 é como andar naquela montanha Russa super aterrorizante, mas que no final, a sensação é ótima.

O filme tem estreia marcada para 9 de Junho. Consulte os cinemas e não deixe de ver.

Trailer

Advertisement
Alepitekus

Muitos cairão à minha esquerda, à minha direita, à minha frente e atrás de mim e eu só sobreviverei se eu tiver aquela poçãozinha de life marota!

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement