Wifi Ralph toca em vários assuntos de forma muito inteligente
Não poderia haver melhor momento para um filme com o nosso querido Detona Ralph. O personagem nasceu na animação de mesmo nome de 2012. O grande foco estava nos games, na nostalgia dos fliperamas e em como os personagens daqueles jogos antigos se sentiam, à medida que Ralph era um vilão em seu “trabalho” e na vida ele era um cara legal. O tempo passou e os fliperamas, mesmo naquela época em 2012, já não eram tão populares mais. O que dirá de hoje em dia. Nesta premissa gira o novo filme, onde Ralph e Venellope precisam encontrar uma peça para o fliperama da Corrida Doce, senão Venellope ficará sem seu jogo.
E onde há melhor lugar para procurar um artigo tão raro? Ora, na internet.
Ralph Detona a Internet


Wifi Ralph é o nome em português do filme e o que explica como os personagens conseguem sair do fliperama e alcançar a internet. Faz bastante sentido e é bem feito. Mas o nome em inglês “Ralph Breaks the Internet” é o que encaixa melhor. Isso por conta de tudo que vemos acontecer no filme e também pelo contraste que há entre Ralph, um cara mais velho, dos anos 80 e Venellope, uma criança empolgada com tudo que vê, em um mundo onde, com a internet, qualquer coisa é possível. A representação dos maiores sites e serviços que encontramos na web é incrível. Assim como tudo o que há de pior também é fantasticamente bem adaptado, como os terríveis pop-ups, spams e a temível Deep Web.
Dentro de todo este contexto, Wifi Ralph consegue criar situações icônicas e MUITO engraçadas. O filme é cheio de bom humor e tiradas que funcionam 100% do tempo. Chega a ser surpreendente como o ritmo não cai em nenhum momento durante mais da metade do filme. A história se desenvolve muito bem, mostrando também como é complicada a relação de amizade entre duas pessoas, principalmente quando uma delas começa a pensar muito diferente da outra. Embora seja uma animação, criada para ser bonitinha, Wifi Ralph tem tudo que os filmes da Pixar possuem, como um peso emocional gigante e momentos dramáticos.
Nem tudo é perfeito


Mas como falei, o filme não cai até os momentos finais. A parte final é um pouco pesada demais e clichê. Mas mesmo assim não chega a estragar a experiência, apenas a transforma em algo mais comum do que tudo o que o filme vinha apresentando até então.
Mas o grande trunfo de Wif Ralph é elevar o nível da franquia. Se antes o primeiro filme era questionável, embora eu goste bastante, o segundo é excelente. Cada personagem tem seus trejeitos e ocorrem situações muito bem pensadas. É um filme que pode ser assistido com o cérebro totalmente desligado. Contudo, quem resolver pensar mais um pouco que o normal vai perceber altas mensagens, positivas e negativas, que podem servir de lição para a vida. Por fim, a Disney surpreendeu e faz de Wifi Ralph um filme surpreendente.