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David Cage: “Ninguém tem o poder de definir o que é um jogo”

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Beyond Two Souls foi lançado nesta semana, e os reviews e análises começaram a surgir com a opinião da industria e jornalistas em geral. O que vimos até o momento são notas que vão do péssimo ao ótimo, imperdível. No entanto, David Cage, o criador, escritor e Diretor de Beyond e Heavy Rain não gostou do que viu por aí, e disse que “ninguém tem o poder de definir o que um game é” e que muitas pessoas estão apenas em busca das mesmas experiências, com cada vez mais polígonos.

David Cage deu esta declaração enquanto conversava com o site GameSpot, e ele disse:

“Algumas pessoas podem ser muito conservadoras em nosso meio, e isso algumas vezes é frustrante. Algumas pessoas querem que os games apenas sejam o que eles foram durante os últimos 30 anos, apenas com mais polígonos. Ninguém deveria definir o que é um jogo, ou o que ele deveria ser, ninguém tem esse poder.

“Um jogo de vídeo game pode ser muitas coisas diferentes. Angry Birds é um jogo, Call of Duty é um jogo, World of Warcraft é um jogo, Gone Home é um jogo. Quem pode decidir ‘você é um jogo’, ‘você não é um jogo’, ‘você não faz parte dessa família?’. Não. Vamos abrir esse meio para quem tem ideias diferentes e é ótimo ver pessoas tentando fazer jogos onde o tiro, as armas e elementos que tanto estamos cansados, não são as coisas principais.”

Cage também disse na última semana que ele quer batalhar para que os jogos não sejam vistos apenas como algo para atirar, que os games não devem ser definidos pela ação e violência. Cage quer que o valor artístico dos games seja cada vez mais reconhecidos.

Eu tive uma experiência excelente com Indigo Prophecy e Heavy Rain, ambos jogos em que Cage dirigiu e colocou essa pegada de filme + game. Este último quando comecei, por diversas vezes eu me perguntava se aquilo era um jogo ou um filme em que eu poderia interagir de vez em quando, mas aos poucos você entende a propostas, que suas decisões são importantes, e que mesmo que os controles sejam simples, são o suficiente para divertir e alcançar o objetivo que o produtor queria. No entanto, realmente muitas pessoas querem um jogo para dar tiros, explosões e tudo mais que Cage lamenta existirem nos jogos atuais. E essas pessoas não estão erradas, apenas possuem um gosto, e não serão público alvo dos games de Cage. A não ser que venham a experimentar e esquecer dos tiros e armas dos jogos habituais.

O que você pensa sobre isso meu amigo, principalmente sobre a visão de Cage. Eu particularmente penso que ele está certo, mas também há um pouco de irritação nas declarações dele ao ver que algumas pessoas não gostaram de seu jogo, ou estou errado? Comente!

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Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

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