Universos compartilhados que merecem sua atenção
Hoje em dia, existem diversos universos compartilhados. De Star Wars a The Witcher, cada um deles possui uma quantidade enorme de filmes, séries e quadrinhos. Todos capazes de agradar aos mais diversos tipos de fãs.
Aqui, vamos falar um pouco sobre cada um deles e mencionar pelo menos uma parte relativamente desconhecida de cada um desses universos.


O primeiro universo compartilhado da história foi o da franquia Star Wars. O que começou com uma trilogia de filmes aclamados pelo público e pela crítica, logo evoluiu para uma série de livros, quadrinhos e videogames que praticamente criaram o termo “cânone”.
Então surgiram clássicos como a “trilogia Thrawn” do autor Timothy Zahn. Vieram os RPGs Star Wars: Knights of the Old Republic e até mesmo o excelente jogo de corrida Episode I: Racer, que conseguiu capturar bem a essência uma das boas adições da segunda trilogia.
Se a franquia deu origem a ideia do cânone, ela também introduziu a ideia de retificação. Depois de adquirir Star Wars, a Disney declarou que todo o material extra lançado até aquele período seria considerado como “lendas” e histórias não oficiais.
Para compensar o fato, ela foi rápida em lançar diversas novas séries de quadrinhos canônicos e livros que ajudaram a manter a franquia como um dos universos mais bem-sucedidos.
A qualidade da maioria do material é excepcional e realmente ajuda entender o novo universo Star Wars. Mas os grandes destaques ficam por conta da trilogia Aftermath do autor Chuck Wendig e a nova série Thrawn, que é escrita pelo mesmo autor da original e reintroduz o temido Grande Almirante homônimo ao cânone.
Universo Marvel


A franquia Star Wars pode ter inventado a ideia de universos compartilhados. Mas a divisão da Disney responsável pela Marvel aprendeu tudo que podia com ele e aprimorou a ideia.
Desde o primeiro “Homem de Ferro”, já foram lançados mais de 20 filmes e 10 programas de TV. O que começou com algumas adaptações de quadrinhos famosos agora já conta com mudanças de elenco e possíveis novos personagens assumindo o papel de heróis veteranos.
O maior sucesso do universo cinematográfico Marvel é o transporte da fórmula dos quadrinhos para os filmes. Embora todos estejam conectados, a maior parte ainda consiste em projetos independentes.
Além disso, novos personagens são criados ou remodelados para o universo cinematográfico. Eles também passam a aparecer nos quadrinhos. Uma forma de retroalimentação que aumenta a força do material e a conexão dos fãs com ambos.
Nessa mesma veia estão os novos destaques desse universo. Atenção especial para os novos quadrinhos dos Guardiões da Galáxia e a nova equipe dos Exilados. Este conta com a adição da incrível Valquíria interpretada pela atriz Tessa Thompson.
Universo DC


O universo da DC nos cinemas pode não ter funcionado tão bem quanto o esperado pela Warner. Mas o das animações e o Arrowverse da CW são excelentes.
Das séries animadas Batman e Batman Beyond, passando pela animação do Superman e finalmente a Liga da Justiça, o universo animado da DC era o campeão incontestável dos universos animados de super-heróis.
Essas criações, inclusive, foram responsáveis por mostrar ao mundo a capacidade de desenvolvimento de personagens relacionada aos dubladores. Com atenção especial para o trabalho do brasileiro Guilherme Briggs como a voz do Superman e do ator Mark Hamill, eterno Luke Skywalker, como o Coringa.
Quando a CW começou a produzir “Arrow”, ninguém poderia imaginar que o Arqueiro Verde seria capaz de dar origem a mais um universo DC. Entretanto, depois de apenas um episódio crossover com o Flash, a série rapidamente se expandiu em dois spin-offs. Então duas séries animadas que também levaram a incorporação de outras séries existentes (Constantine e Supergirl).
Apesar de ser mais um multiverso do que um universo, a presença da DC nas telas grandes e pequenas está crescendo e o grande destaque recente fica por conta da animação “Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas” e da nova série da mesma equipe, que deve chegar em breve no catálogo brasileiro da Netflix.
Universo The Witcher


O universo de Witcher já tem alguns dos melhores livros, jogos e até mesmo minigames paralelos de todos os tempos. Agora, a franquia está ficando maior com uma série da Netflix em produção.
A produção com temática medieval será baseada somente nos livros e chegará na plataforma em algum momento de 2019. O elenco completo já está confirmado. Henry Cavill (o Super-Homem dos últimos filmes da DC) terá o papel principal como Geralt. Freya Allan será sua aprendiz Ciri e a atriz Anya Chalotra atuará no papel da feiticeira Yennefer.
Os livros Witcher são bem conhecidos e já venderam milhões de exemplares. Assim, o grande destaque desse universo fica por conta do novo jogo Thronebreaker: The Witcher Tales. Nas HQs “The Witcher: Os Filhos da Raposa” e “The Witcher: A Maldição dos Corvos”, são excelentes adições ao mundo do bruxo.
E então, concorda com os nossos destaques? Esquecemos alguma coisa importante? Contem suas opiniões para gente nos comentários.