

Após o anúncio de que EA Games fechou a Visceral Games, estúdio responsável por diversos sucessos como Dead Space, começaram a surgir alguns detalhes sobre a história da empresa enquanto estava de baixo da asa da EA. Muitas pessoas estão lamentando o fechamento do estúdio, já que haviam grandes profissionais lá dentro.
Um dos profissionais que trabalhou na Visceral foi Zach Wilson. Hoje na Bethesda, ele trabalhou no estúdio de Dead Space por 5 anos. Através do Twitter, ele divulgou diversos fatos que, pelo visto, não poderia revelar antes. Falando mais precisamente de Dead Space 2, podemos dizer que chega a ser triste saber parte dos motivos que fizeram a EA acabar com a franquia.
A EA apostou alto com Dead Space 2
Wilson diz que em 2011 a EA disponibilizou $60 milhões de dólares para o desenvolvimento do game. Dentro deste valor estavam também ações de marketing e divulgação. O jogo, quando saiu, vendeu 4 milhões de unidades no mundo todo. Porém, mesmo com um número bem alto em vendas, a EA não considerou que o projeto tenha sido um sucesso. Foi como se a publisher não tivesse alcançado lucro desejado.
Um dos motivos para o insucesso estava no formato do game. Como Dead Space 2 era somente singleplayer, pensando a longo prazo, a EA não conseguiu lucrar com o game após o lançamento. Isso talvez explique o motivo de as empresa apostarem tanto em elementos online. Vale lembrar também que mesmo vendendo 4 milhões, muitas unidades foram vendidas após muito tempo de lançamento. Um caso semelhante foi o de Tomb Raider, de 2013. A Square vendeu muito bem o jogo, mas por pouco não deixou a franquia de lado.
Tudo isso talvez explique, também, o fracasso de Dead Space 3. O jogo era muito diferente do que os fãs esperavam, mas como não alcançou o que queria com o segundo jogo, a EA resolveu tentar uma última cartada. Uma pena.
Fonte: Eurogamer