
E a dor de cabeça da Microsoft já começou. Após a Sony anunciar seu PS4, cheio de elogios até agora, tanto de desenvolvedores gigantes, como a Ubisoft, quanto de praticamente toda a comunidade de gamers indie, muito se esperava sobre como a Microsoft iria se posicionar sobre esta questão. E em sua apresentação veio a resposta: “NADA”.
Sim, nada foi dito, demonstrado e nem mencionado sobre distribuição digital, ou até mesmo algum incentivo para o desenvolvedor indie, que são aqueles games desenvolvidos por uma pessoa, ou um pequeno grupo de pessoa, com baixo orçamento, onde o que impera são as ideias originais. Estes desenvolvedores, que hoje em dia possuem uma bela gama de seguidores, visto o sucesso que a própria PSN e XBox Live fizeram e ainda fazem, são totalmente importantes para o bom recebimento de um console, mas pelo visto não é bem assim que a Microsoft pensa.
“Como indie e programador, a revelação da Xbox One não me disse realmente nada,” disse Philip Tibitoski do Young Horses. “Esta revelação foi para uma audiência diferente e estou interessado em ver do que vão falar na E3 quando estiverem prontos para falar de jogos”, concluiu.
Phil Fish, da Polytron, foi mais enérgico, dizendo que “a Microsoft falou, falou, falou e não disse nada” e concluiu dizendo: “Não houve nada de relevante para mim naquele evento. Nada sobre distribuição digital ou indies. Nada mesmo”.
Somente a E3 poderá responder esta questão: Estaria a Microsoft deixando de lado os desenvolvedores indie? Dê sua opinião!